Organizações

Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e a Equidade de Género (IGIEG) - tem a competência de coordenar as atividades de promoção da igualdade de género. Trabalha em estreita articulação com outros sectores públicos, com ONG’s e os municípios. No cumprimento do seu mandato elabora os Planos Nacionais de Promoção da Igualdade de Género. Monitoriza o desenvolvimento da situação e faz a gestão corrente do Observatório de Género.

Instituto Nacional de Estatística (INE) - Integra o núcleo do Observatório de Género e fornece os dados quantitativos que alimentam o mesmo. É a instituição nacional que recolhe os dados ao nível dos sectores, elabora os indicadores macroeconómicos e as contas nacionais. É a estrutura responsável pelo Recenseamento Geral da População e da Habitação (RGPH), a partir dos quais elabora as projeções demográficas e da saúde, inquéritos sobre a saúde sexual e reprodutiva (IDSR), os inquéritos sobre os indicadores de bem-estar e de medição da pobreza entre outros. Os dados dos censos e inquéritos são divulgados desagregados por sexo, tanto no seu site como nas publicações.

ONU em Cabo Verde: A ONU MULHERES -  apoia financeira e tecnicamente a promoção da igualdade de género no país. Estimula a cooperação Sul – Sul para a troca de know-how e boas práticas na produção de dados e indicadores de género. O UNFPA é também parceiro financeiro e técnico da iniciativa de criação do Observatório da Igualdade de Género. 

O Centro de Investigação sobre Género e Família da Universidade de Cabo Verde (CIGEF-UNICV) - contribui para e análise das informações, para a elaboração dos quadros teóricos conceptuais e para a promoção de pesquisas.