Missão, Visão e Valores do INE

  • Missão

    A Missão do Instituto Nacional de Estatística é produzir e difundir, de forma eficiente, informação estatística oficial de qualidade [fiável, actual e pontual] necessária ao conhecimento objectivo duma sociedade em mudança, que ajude os Caboverdianos a conhecer melhor o seu país, a sua população, os seus recursos, a sua economia, a sua sociedade e a sua cultura.

  • Visão

    O INE procura ser reconhecido como uma instituição estatística de referência:
    Como produtor e fornecedor de informação estatística oficial de qualidade,
    Como organização tecnicamente independente e credível;
    Pelo contributo para a promoção da literacia estatística;
    Pelo empenhamento e eficácia na cooperação internacional.

  • Valores

    O INE pauta a sua acção pelos seguintes Valores:

    - PROFISSIONALISMO: A acção dos funcionários é orientada por princípios exigentes de carácter profissional e ético que regulem a actividade estatística oficial nacional.

    - COMPROMISSO NA QUALIDADE: Dos produtos e serviços estatísticos oficiais, absorvendo a noção de que a actividade de cada um dos técnicos concorre para a produção de produtos e serviços de qualidade, definida pelos critérios pertinência, precisão, actualidade, pontualidade, acessibilidade, clareza, comparabilidade, coerência e abrangência.

    - ORIENTAÇÃO PARA OS UTILIZADORES: Corresponde à noção de que os utilizadores actuais e potenciais da informação estatística oficial são a razão da existência do INE, o que implica a atribuição de um valor muito elevado às necessidades dos utilizadores e à utilidade de um trabalho conjunto no sentido de corresponder às suas expectativas.

    - ABERTURA À SOCIEDADE: Disposição para prestar uma atenção constante às transformações da sociedade, no sentido de adequar, e sobretudo antecipar, os produtos e serviços estatísticos oficiais, às novas necessidades dos utilizadores.

    - EFICIÊNCIA: Gestão baseada no princípio da análise custo/benefício, implementando processos técnicos e metodológicos susceptíveis de optimizar efectivamente a utilização de todos os recursos disponíveis.
    RESPEITO PELOS FORNECEDORES DA INFORMAÇÃO PRIMÁRIA: Elevada consideração pelos inquiridos que fornecem os dados individuais para a produção das estatísticas oficiais, encontrando soluções técnicas que permitam responder às necessidades crescentes de informação estatística oficial de qualidade, minimizando a carga estatística sobre os inquiridos.

    - MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS: O INE orienta os processos e as decisões de gestão com base na atribuição duma elevada consideração pela motivação e valorização profissional dos seus técnicos.

    - INOVAÇÃO: O INE valoriza e incentiva a actividade de reflexão cognitiva que desafie convenções, no sentido da melhoria contínua dos métodos, processos, produtos e serviços estatísticos oficiais de forma a melhorar a eficiência e a eficácia.