AVALIAÇÃO PELOS PARES DO SEN – RESULTADOS BASTANTES BONS

A Comissão de Avaliadores apresentou, no dia 31 de janeiro, ao Governo de Cabo Verde, através do Secretário de Estado das Finanças, Dr. Gilberto Barros, os resultados da avaliação efetuados ao Sistema Estatístico Nacional (SEN) e atribui uma avaliação “bastante boa” ao SEN. Segundo o Presidente dessa Comissão, Dr. Camilo Ceita, os resultados são bastantes bons. Apesar das recomendações apresentadas, o referido Presidente considera que o INE está dotado de padrões de qualidade e é uma referência em Africa.

Entre as boas praticas, o Dr. Ceita realçou o Grupo Praia, liderado pelo INE de Cabo Verde, e que permitiu elaborar o Manual de Estatísticas da Governança, a ser apresentado na reunião da Comissão Estatística das Nações Unidas em março de 2020, a introdução do modelo de qualidade na produção e difusão estatísticas, a instalação de todos os órgãos de gestão do INE, a coordenação técnica e excelente relação entre os Órgãos Delegados do INE, Órgãos Produtores e o INE. Relativamente às recomendações, alertou para a necessidade de alguns produtores passarem a beneficiar de mais apoio técnico. Ainda, referiu a questão da sustentabilidade e previsibilidade das operações estatísticas, de acordo com as recomendações internacionais.

Para o Secretário de Estado, este resultado revela a qualidade do trabalho desempenhado pela equipa de gestão e colaboradores do INE e contentou com o reconhecimento internacional. Ainda, prometeu apoiar na melhoria das recomendações apresentadas. O Relatório da Avaliação estará pronta dentro de um mês e será enviado ao INE, para partilhar ao nível do SEN, com o fito de receber as contribuições e o contraditório.

_1400950 _1400940 Foto_



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados