Cerimónia de Encerramento da Reunião do Comité Técnico e a 2ª Reunião do Comité Gestor do Projeto Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados em África.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiro e Comunidades, Luis Filipe Tavares, presidiu, hoje, 23 de fevereiro, a cerimónia de Encerramento da Reunião do Comité Técnico e da 2ª Reunião do Comité Gestor do Projeto Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados em África. Esta cerimónia contou também com a presença da Sra Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, Ulrika Richardson, o Sr. Embaixador do Brasil em Cabo Verde, José Carlos de Araújo Leitão, Representante do ANSD do Senegal, Sr. Mamadou Niang e o Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges.

É importante realçar que teve lugar de 20 a 21 de fevereiro, a Reunião do Comité Técnico do Projeto Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados em África cujo objetivo foi de traçar as linhas gerais da sua implementação e a estratégia de comunicação para sensibilizar os países a aderirem ao projeto, no âmbito da ronda dos Censos 2020, bem como a definição do modelo do Site do Centro de Referencia.

Na sequência deste encontro, realizou-se de 22 a 23 de fevereiro, a 2ª Reunião do Comité Gestor do Projeto Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados em África, com a presença de todos os seus membros, designadamente a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do FNUAP, e também representantes do INECV e da Agência Nacional de Demografia e Estatística do Senegal (ANSD). Esta reunião do Comité Gestor tem por fito a validação das decisões tomadas na Reunião do Comité Técnico e a discussão de estratégias de materialização do projeto.

O Presidente do INE, na sua intervenção, salientou que “realmente, o Projeto precisa ser conhecido no continente africano e, neste sentido, terá de ser fortemente divulgado. O INE de Cabo Verde já iniciou junto de alguns parceiros africanos designadamente os organizadores da reunião de Yaoundé em Camarões (26-30 Marco) que aborda este assunto, da reunião dos dirigentes da Afristat em Brazzaville/Congo [7-8 Abril], da 49ª Sessão da CENU em Nova Iorque/USA os contactos no sentido de informar/lançar esta importante iniciativa.”

No seu discurso de encerramento, o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, referiu que “hoje, a Cooperação Sul-Sul é uma das prioridades da política externa de vários países. Trata-se de um mecanismo de desenvolvimento conjunto entre países emergentes em resposta a desafios comuns. Cabo Verde vem apostando fortemente nesta nova modalidade de cooperação e, este projeto, reflete a importância que o Governo atribui, sobretudo em matéria de utilização de dispositivos móveis na recolha de dados para o Censo 2020, juntamente com o FNUAP em Cabo Verde, Brasil e Senegal”.

É de salientar que em dezembro de 2017, foram formados os técnicos do INE e do ANSD na metodologia de recolha de dados com dispositivos móveis e os mesmos irão replicar esses conhecimentos junto dos países que solicitarem apoio para a implementação de um censo digital.

Foto_-4 Foto_-11

Foto_-19 Foto_-23



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados