Encontro com a Comissão Nacional de Eleições, no âmbito do V RGPH 2020

No âmbito da preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação 2020 (V RGPH 2020), o Instituto Nacional de Estatística (INE) reuniu-se, no dia 21 de maio, com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) com o objetivo de informar dos preparativos para realização do V RGPH 2020.

O INE pretende realizar o V Recenseamento Geral da População e Habitação em 2020 (V RGPH 2020), o que poderá coincidir com ano de realização das eleições dos titulares dos órgãos municipais, tendo em conta que as ultimas eleições foram realizadas no ano 2016.

Nesta ótica, entende-se que é necessária a concertação prévia a nível do órgão com competência na marcação e aprovação das datas, de forma a que as operações do V RGPH 2020 não coincida com as eleições, de modo a não constituir constrangimentos nas atividades do Censo e nem no desenrolar dos atos eleitorais.

É importante salientar que o V Recenseamento Geral da População e Habitação 2020 (V RGPH 2020) é uma operação que se realiza de 10 em 10 anos, conforme as recomendações das Nações Unidas e desde independência que Cabo Verde tem cumprido essa recomendação. Cabo Verde é um dos países considerados na ronda dos Censo 2020 com responsabilidade de fornecer informações demográficas e sociais quer ao país, como aos organismos internacionais.

A CNE, reconhece a importância do Censo, sendo 2020 um ano eleitoral, eventual coincidência com as eleições constitui motivo de preocupação, motivos pelos quais, o assunto será submetido à plenária da CNE, onde tem assento os Partidos Políticos, para socialização, tendente a um posicionamento institucional sobre o assunto.

Foto_-2 Foto_-1

Foto_-7 Foto_-5



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e Condições de Vida

Relacionados