Encontro de Sensibilização aos Empresários

O Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Sotavento (CCISS) realizaram, hoje, 14 de julho, um Encontro de Sensibilização aos Empresários. Pretendeu-se com o referido encontro mostrar a importância da disponibilização dos dados estatísticos ao INE, para isso, o INE apresentou os resultados definitivos do Inquérito Anual às Empresas (IAE) de 2015 e faz o lançamento oficial do IAE de 2016, como forma de sensibilizar os empresários a participarem ativamente neste inquérito através do fornecimento das informações das suas empresas.

Durante o evento, foi assinado o protocolo de colaboração entre o INE e a CCISS.

Na sua intervenção, o Presidente do INE, Sr. Osvaldo Borges, salientou que “este protocolo constitui um momento muito importante para ambas as instituições.  Este protocolo tem duas vertentes, a primeira tem a ver com a fornecimento de informação pelos empresários e agentes económicos ao INE e, uma outra vertente que tem a ver com o que os empresários solicitam ao INE, que são informações estatísticas para a tomada de decisões. Temos um manancial de informações que os empresários podem aceder para se posicionarem melhor perante os seus negócios. Quando solicitamos às empresas um conjunto de informações, nós produzimos uma matriz global em varias áreas e em vários ramos de atividades.”

O Secretario Geral da Câmara de Comércio, Sr. José Luís Neves, enfatizou que “gostaria de agradecer ao INE, por intermédio do Sr. Presidente, pela disponibilidade demonstrada de firmar esta parceria com a CCISS, e auguramos que seja frutífera para ambos os lados e para o sector empresarial cabo-verdiano.  É importante a produção de dados estatísticos no país, temos de ter dados e transforma-los em informações uteis para os agentes económicos, para o estado e para o sector privado, para a construção de propostas e politicas publicas que sejam fundamentais para o desenvolvimento da classe empresarial, para o fortalecimento do sector privado, mas também para o país”.

 Este ano, o INE realiza do IAE referente ao ano de 2016, de agosto a setembro do corrente ano.

É importante salientar que o IAE é uma operação estatística que consiste na recolha, tratamento, análise e difusão de dados sobre as empresas e estabelecimentos, registadas ou não e que exerçam atividade económica em Cabo Verde. Neste sentido, o IAE permite atualizar anualmente os indicadores característicos do tecido e da atividade empresarial em Cabo Verde, disponibilizando informações estatísticas detalhadas e de qualidade para a elaboração das Contas Nacionais, permitindo assim que os empresários conheçam melhor o ramo de atividade e a sua quota de mercado e, desta forma, permite subsidiar o processo de planeamento da sua atividade empresarial.

DSCF3618 DSCF3654

DSCF3677 DSCF3712



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Empresas

Relacionados