Formação avançada em Amostragem

O INE realiza, em parceria com o Banco Mundial, de 24 a 31 de janeiro, uma Formação Avançada em Amostragem, ministrada pelo expert Louis-Marie Asselin, dando sequência à formação anterior que teve lugar de 10-14 de julho de 2017. Esta formação tem como objetivo dotar os profissionais do Órgãos Delegados do INE(ODINES) e do Sistema Estatístico Nacional, no geral, de técnicas e procedimentos avançados inerentes ao desenho da amostra.

Na sessão de abertura, o consultor do Banco Mundial, Rob Swinkels salientou que “para o BM, o INE é um parceiro importante e estamos a apoiar e trabalhar no reforço de capacidades estatísticas. Pensamos que para o progresso, ou seja, o desenvolvimento do país, a qualidade das estatísticas é essencial para melhor compreender os problemas de condições de vida da população, da economia, do emprego, afim de que o governo possa implementar, medir e seguir politicas consentâneas para o progresso do país.

O expert Louis-Marie Asselin evidenciou a sua experiência com formador em amostragem, enfatizou que esta formação requer alguma atenção por parte dos formandos devido à sua complexidade. Também demonstrou a sua disponibilidade e abertura face a qualquer dificuldade que possam surguir no decorre da formação.

O Vice-presidente do INE, Celso Soares, na sua intervenção destacou que “no âmbito de uma parceria com o BM, temos tido a preocupação de ter as formações direcionadas às nossas necessidades, não só para o INE, como também para todo o Sistemas Estatístico de forma a libertar o INE e leva-lo a concentrar nas suas atividades e permitir ao sistema ter capacidades de responder às demandas.”

A formação terá como foco a metodologia do plano da amostragem, estimação e principais ponderações, inquéritos múltiplos, tratamento de não respostas, reponderação, ajuste (calibração) dos pesos da amostra, entre outros aspetos.

Foto_-2 Foto_-5

Foto_-6 Foto_-9



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados