Formação Avançada em Anonimização de Micro-dados

 

O INE realiza, de 04 a 08 de dezembro, em parceria com o Banco Mundial, uma Formação Avançada em Anonimização de Micro-dados, dirigida aos técnicos do INE, dos Órgãos Delegados do INE (ODINEs) e de algumas instituições produtores de estatísticas.

A formação será uma oportunidade para os técnicos envolvidos apreenderam as técnicas e os conceitos essências como: o que são dados confidenciais? dados identificados? dados identificáveis? o que é anonimização? Dados desagregados vs anonimização? entre outros conceitos. Também será ministrada uma parte pratica com a utilização do logiciel R e SDC- Micro, com base nos micro-dados do IMC 2016 e IDRF 2015.

É importante salientar que no momento em que muitos compromissos nacionais e internacionais são assumidos em prol da persecução das metas da Agenda 2030 (ODS), bem como de outras agendas e planos de ação, a implementação de políticas sincronizadas e focalizadas alicerçadas em evidências empírica torna-se um imperativo. Para isso, é cada vez mais de suma importância o acesso aos dados, particularmente aos micro-dados para estudar e analisar vários perfis segundo várias desagregações/dimensões.

Neste contexto, enquanto a Lei do Sistema Estatístico Nacional dá um tratamento especial à proteção de dados, nos termos do princípio do segredo estatístico, as técnicas estatísticas e informáticas desenvolveram modelos matemáticos e probabilísticos avançados para reduzir riscos de identificação de indivíduos a partir de micro dados. Conscientes de que este risco nunca será nulo, a técnica de anonimização afigura-se atualmente como a mais robusta e a mais avançada neste processo.

 

 

IMG_0161 IMG_0164

IMG_0176 IMG_0181

 

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados