Formação sobre como utilizar corretamente as nomenclaturas

O INE realiza, nos dias 12 e 13 de junho, uma formação sobre “Como utilizar corretamente as nomenclaturas: Classificação Nacional das Profissões (CNP) e Classificação das Atividades Económicas (CAE)”. Esta formação foi feita para os funcionários do INE no passado dia 6 de junho e, desta vez, foi alargada a outras instituições. O formador é o Dr. Danilton Tavares, técnico do INE.Devido a uma consciente dificuldade técnica existente na utilização correta das diferentes nomenclaturas e tendo em conta as necessidades sobejamente manifestadas pelos técnicos do Sistema Estatístico Nacional (SEN), o INE decidiu realizar esta formação com o objetivo de munir os técnicos de conhecimentos teóricos e práticos com vista à utilização adequada das referidas nomenclaturas.

No ato de abertura, o Dr. Carlos Mendes, Diretor do Departamento de Metodologia e de Sistemas de Informação (DMSI) disse que, por incumbência do Conselho de Administração, foi-lhe cometido a responsabilidade de proferir algumas palavras. Afirmou que “Só com uma utilização correta das nomenclaturas, é possível ter dados fiáveis, comparáveis e de qualidade por parte dos produtores de informação estatística. Pretende-se cada vez mais potencializar e aproveitar as fontes administrativas das diferentes instituições nacionais que produzem dados para fins estatísticos. Muitas dessas instituições não pertencem ao SEN mas produzem dados que têm grande relevância para o país”.

Segundo ele, existe também outra vertente essencial nessa formação que tem a ver com a possibilidade de integração dos dados num todo. Não havendo os mesmos padrões, evidentemente que os dados estatísticos não poderão ser integrados.

Finalmente, o referido Diretor apela aos presentes na formação para que, junto das respetivas instituições, façam uma advocacia em relação a esta matéria e espera que esta formação seja uma mais-valia quer para os técnicos quer para as instituições envolvidas.

DSCF2888DSCF2873DSCF2881



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados