INE Apresenta Resultados do Inquérito ao Emprego 2014

O INE apresentou, hoje, 24 de Março, os resultados do Inquérito ao Emprego referente ao ano 2014.

O Sistema Integrado do Inquérito Multi-objectivo Contínuo (SIMC) foi realizado, no último trimestre de 2014, com vários módulos, e visa fornecer um fluxo contínuo de estatística relevante para o mercado de trabalho, também igualmente relevante para as Contas Nacionais. Neste SIMC foi realizado os módulos Emprego, Condições de Vida, Migrações, Governança, Paz e Segurança.

O Emprego é o primeiro módulo a ser divulgado. Abrangeu todos os municípios do país e disponibiliza indicadores que caracterizem a população perante a actividade económica (empregada, desempregada e inactiva) e dispor dos principais indicadores relativos ao mercado do trabalho e trabalho decente, nomeadamente a situação perante o trabalho, ocupação principal, ramo de actividade, duração de trabalho e no desemprego.

Segundo os resultados obtidos, a taxa de actividade a nível nacional é de 58%, tendo diminuído dois pontos percentuais (p.p) em relação a 2013. Nota-se discrepâncias significativas por meio de residência, por sexo e por concelho. Com efeito, observa-se que a taxa de actividade é mais elevada no meio urbano (64%) do que no meio rural (45%), com uma diferença de cerca de 19 p.p. A taxa de ocupação diminuiu igualmente, passando de 50,3% em 2013 para 48,8% em 2014.

Relativamente à taxa de desemprego, esta fixou em 15,8% em 2014, diminuindo 0,6 p.p face a 2013 que era de 16,4%. Com efeito, a taxa de desemprego é maior no meio urbano (17,0%) do que no meio rural (12,4%). Relativamente à análise por sexo, não se observa grandes diferenças. Da análise por grupo etário, constata-se que a taxa de desemprego continua afectando mais os jovens, em particular os com idade entre os 15-24 anos, em 35,8%.

iae2

Anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
Apresentação dados Emprego 20142 MB


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Mercado de trabalho

Relacionados