INE APRESENTA SÍNTESE DE INDICADORES ECONÓMICOS E FINANCEIROS

O INE apresentou, no dia 11 de setembro, através de uma Conferência de Imprensa, um novo produto denominado “Síntese de Indicadores Económicos e Financeiros” constituído por um leque alargado de indicadores, baseados em dados económicos e financeiros, expressos em valores monetários absolutos, valores relativos, taxas de variação, tempo, entre outras unidades.

Atualmente, os dados sistematizados e disponibilizados atempadamente constituem requisitos fundamentais para a credibilização dos sistemas estatísticos e, o INE como órgão coordenador chamou a si este desafio de sistematizar as informações pertinentes dos principais atores do sistema, particularmente o Banco Central e o Ministério das Finanças.

O INE ciente do seu papel, que consiste em divulgar a informação trabalhada e atempada à sociedade e, em concertação com os utilizadores, identificou tal lacuna e após o diálogo permanente com todos, decidiu compilar as principais estatísticas económicas e financeiras, respondendo assim a uma solicitação que já vinha de longa data.

A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, em que se recorreu a fontes interna e externa. Os resultados obtidos são apresentados através de um relatório, por meio de gráficos e tabelas, a fim de proporcionar uma visão geral da situação económica e financeira num determinado momento, facilitando a tomada de decisão e a projeção para investimentos futuros.

Nesse sentido, o documento está estruturado de seguinte forma: contextualização/enquadramento, a conjuntura nacional e internacional, de curto e longo prazo, indicadores monetários e financeiros e informações sobre as finanças públicas.

Para aceder ao documento, consulte o link

Foto_-3 Foto_-5

Foto_-7 Foto_-10



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Enconomia
  • Indicador da Actividade do Sector de Serviço

Relacionados