INE apresentou os resultados do Inquérito Práticas Familiares 2013

O INE apresentou, hoje, 09 de Maio de 2014, os resultados do Inquérito Práticas Familiares 2013. Práticas Familiares é um dos módulos do Sistema Integrado do Inquérito Multi-objectivo Contínuo (SIMC).

O módulo Práticas Familiares teve por objectivo identificar as características socioeconómicas das famílias em que as crianças vivem; conhecer as práticas relacionadas com o aleitamento materno, alimentação, higiene, repouso e cuidados das crianças; analisar o papel dos pais no desenvolvimento cognitivo e social das crianças; compreender os constrangimentos familiares e o tempo que os pais dedicam às crianças; analisar o comportamento dos pais sobre carinho/afecto que eles manifestam aos seus filhos; conhecer o comportamento dos pais face ao estado de saúde das crianças e compreender suas percepções/atitudes em relação à exposição aos perigos nas crianças, entre outros indicadores.

Segundo os resultados, estima-se 68.837 crianças menores de 7 anos, em 2013, ou seja com idade 0- 6 anos, sendo a grande maioria encontra-se na faixa etária dos 3 aos 6 anos (57,5%), enquanto 42,5% tem 0-2 anos de idade.

No concernente ao aleitamento materno à nascença, conclui-se que 98,2% das crianças amamentaram ou estão amamentando, sendo que 48,8% amamentou por um período inferior a 6 meses, 30,5% exactamente 6 meses e cerca de 8% por um período superior a 6 meses. Observa-se que o aleitamento por um período superior a 6 meses é superior no meio rural com 9,4% contra 6,9% no meio rural.

Um outro aspecto abordado neste módulo é a questão da higiene das crianças. Quase todas as crianças tomam banho pelo menos uma vez por dia, sendo que 91,1% toma banho mais do que uma vez por dia. Cerca de 98% afirma trocar de roupa diariamente e 81,9% tem por hábito de não dormir com a mesma roupa que vestiu durante o dia.

Relativamente à higiene oral, constata-se que 72% das crianças tem por hábito de escovar os dentes, sendo que 40,6% o faz depois de cada refeição. Os dados revelam alguma diferença de hábito entre o meio urbano e o rural. Enquanto no meio urbano 73% tem por hábito escovar os dentes, com 55% a faze-lo após as refeições, no meio rural a percentagem de crianças que tem por hábito escovar frequentemente é menor (70%) e quando o fazem não é após as refeições (51,7%). No entanto a percentagem de crianças que não tem hábito de escovar os dentes não é desprezível (11,5%) e tem maior peso no meio urbano (13,7%) do que no rural (8,3%).

Anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
Apresentação pública módulo práticas familiares1 MB


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Condições de Vida

Relacionados