INE Assina Protocolo de Colaboração com o AMP

O INE assinou, no dia 13 de abril, em S. Vicente, um protocolo de colaboração com a Agência Marítima e Portuária (AMP). Este protocolo estabelece os termos e as condições de colaboração e articulação entre o INE e a AMP, para a produção e difusão das estatísticas oficiais sob a competência ou responsabilidade da AMP.

Segundo o Sr. Presidente do INE, “da visita à AMP, observamos a sistematização de informação estatística, como fonte administrativa, em quase todos os seus serviços.  Isto revela nitidamente uma cultura estatística que já existe e, mais do que isto, a vontade da instituição na melhoria deste processo. É nesta base que a AMP, pelas suas atribuições, e consciente da importância dessas estatísticas para o sector, associa-se ao INE nesta parceria técnica. Desta forma, não temos quaisquer dúvidas que, o protocolo que acabamos de assinar aqui, constitui um passo de grande significado com vista ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da produção das estatísticas associadas ao setor marítimo e portuário”.

Enquanto que o Presidente do AMP enfatizou a importância das informações do sector para se conhecer o impacto da economia do país que segundo ele “o grande volume de informações gerado pelo AMP precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna, potenciado a tomada de decisões corretas, em fase das incertezas, visando a melhoria das contribuições do setor na geração de emprego decente, de valor acrescentado e de receitas de exportação de serviços, contribuindo assim para o aumento do PIB e para o equilíbrio da balança de pagamento de Cabo Verde.

Durante a estadia em S. Vicente, o Presidente do INE e a sua equipa tiveram reunião com os inquiridores que fazem recolha dos dados do Índice de Produção industrial (IPI), Indicador de Atividade de Serviços, IPC e Conjuntura. O objetivo da reunião foi de apresentação dos novos dirigentes e auscultar as preocupações dos inquiridores.

P1000877 P1000883 P1000901IMG_0340



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados