INE e a Direção Nacional de Receitas do Estado assinam Protocolo de Colaboração

O INE assinou, hoje, 06 de abril, um protocolo de Colaboração com a Direção Nacional de Receitas do Estado.

O objetivo do protocolo é a cedência ou troca de informações ou dados essenciais ou pertinentes para a execução das atividades de ambas as instituições. Neste protocolo estabelece-se como prioritárias as Estatísticas Empresariais, as Contas Nacionais, anuais e trimestrais, as Estatísticas do Comércio Externo e Sistema de Informação Geográfica (SIG), reforçando, assim a cooperação existente de forma que as informações produzidas sejam melhores articuladas.  A produção estatística tem custos avultados, pretende-se cada vez mais aproveitar informações de fontes administrativos de forma a reduzir esses custos; também não duplicar esforços na recolha de informações já existentes, sendo estas uma das grandes vantagens deste protocolo.

Segundo o Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, este protocolo vem em boa hora, no sentido reforçar as relações entre as duas instituições e torná-las mais profícuas e vantajosas. Poder ter acessos às informações de fonte administrativa para a produção das estatísticas empresariais, comércio externo e Contas Nacionais e publicá-las em tempo oportuno, é primordial para o INE.

Enquanto a Diretora Nacional de Receita do Estado, Dra Liza Vaz, frisou que “ter acesso hoje em dia às informações é fundamental a todos os sectores de atividade. Não vale a pena sobrecarregar as empresas e os respondentes quando é possível ter acesso facilitado às mesmas informações.  É neste contexto que faz todo o sentido uma parceria de forma a criar uma plataforma única de entendimento e juntar sinergia para a produção de informação cientifica e de qualidade”.

DSCF1387 DSCF1409

DSCF1415DSCF1412



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Comércio Externo
  • Empresas
  • PIB e Componentes (Annual)

Relacionados