O INE e o ICIEG apresentam Observatório do Género em CV

O INE e o ICIEG apresentaram, hoje, 8 de dezembro o Observatório do Género em CV. A sessão de abertura foi presidida pela Sra. Presidente do ICIEG, Rosana Almeida e contou com a presença do Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges e pela Sra. Coordenadora da ONU Mulheres, Vanilde Furtado.

O observatório do Género é uma plataforma de acesso on-line e constituído essencialmente por duas componentes: componente quantitativa e qualitativa, sendo que a quantitativa abarca as autonomias física, económica, demográfica e tomada de decisão. Está alojado no site do INE e alimentado com informações demográficas, económicas, da Educação, do Exercício do poder, da Violência Baseada no Género e da Saúde.

É importante salientar que, ao longo dos últimos anos tem-se constatado a necessidade de se implementar, com urgência, em Cabo Verde, um instrumento que permita fazer o seguimento efetivo de politicas do Estado em matéria do Género. Por isso, decidiu-se criar e operacionalizar um Observatório do Género on-line.

Este processo teve inicio em 2010, com a discussão sobre a necessidade de dotar o Pais de um Observatório de Igualdade de Género, enquanto instrumento fundamental para dar visibilidade às desigualdades de Género, de subsidiar processos nacionais de planificação, de dar elementos para avaliar a eficácia das politicas, programas e projetos de Género no País e monitorar os progressos de Cabo Verde relativamente aos compromissos e metas regionais e internacionais assumidas e definida em matéria de Género e Desenvolvimento.

img_5681img_5693 img_5698 img_5702

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Género

Relacionados