INE inicia a Formação dos Agentes de Terreno para o III Inquérito Demográfico e Saúde Reprodutiva (III IDSR)

O INE iniciou, no dia 22 de janeiro, em parceria com o Ministério da Saúde, a formação dos Agentes de Terreno para o III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (III IDS), que decorrerá até 10 de fevereiro.

A sessão de abertura foi presidida pela Sra.  Representante Adjunta do PNUD, UNFPA e UNICEF, Ilaria Carnevali, e contou com a presença do Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges e Sr. Representante da Direcção Nacional de Saúde, Jorge Barreto.

O Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges, na sua intervenção agradeceu, por um lado, “O Sistema das Nações Unidas (SNU) que tem sido um parceiro muito importante no desenvolvimento da estatística em Cabo Verde. No caso do III IDSR, apoiou técnica e financeiramente desde o inicio, juntamente com o BAD e o Governo de Cabo Verde. Agradecemos este apoio e desejamos que isto continue com a nova agenda estatística 2017-2021.” Por outro lado, enfatizou que “o Gabinete deste Inquérito – INE e MSSS está dotado de profissionais experientes, altamente capazes e fortemente comprometidos com o seu sucesso. Assim, a nossa atenção deverá ser incidir particularmente sobre os agentes de terreno, selecionados por mérito e através do concurso e que têm uma enorme responsabilidade neste processo. “

O Representante da Direcção Nacional de Saúde, Jorge Barreto, ressaltou o fato de que todas as condições técnicas já se encontram criadas e que o engajamento e mérito dos agentes de terreno são essenciais para o sucesso desta operação.

Na sua intervenção a Sra.  Representante Adjunta do PNUD, UNFPA e UNICEF, Ilaria Carnevali salientou que “de certeza que todos se lembram que foi em 2005, através do II IDSR, que Cabo Verde passou a contar com os primeiros dados sobre a violência contra as mulheres no país e a partir daí elaborou o seu 1º Plano Nacional de Combate à VBG e sucessivos avanços nessa luta, que constitui um dos flagelos contra a humanidade.  Informou sobre a necessidade de planeamento familiar no seio dos jovens principalmente nas zonas rurais, o que nos interpelou a definir programas com enfoque nos adolescentes e jovens.”

É importante realçar que o III IDSR é uma operação extremamente importante porque permite conhecer a situação real dos indicadores sociais para a sobrevivência das crianças, o planeamento familiar e a proteção das crianças e das mulheres por forma a melhorar o conhecimento dos progressos alcançados por Cabo Verde em relação aos compromissos nacionais e internacionais, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Será realizado junto de 6000 mulheres, dos 15 aos 49 anos de idade, e 3000 homens, dos 15 aos 59 anos de idade, nos agregados familiares selecionados, ao nível nacional, e incorpora o teste de VIH Sida e da anemia. O teste de VIH Sida será aplicado a uma sub-amostra de 50% dos agregados selecionado, em mulheres de 15-49 anos e homens de 15-59 anos.

Foto_-4 Foto_-6

Foto_-9 Foto_-12



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Género
  • Saúde

Relacionados