INE inicia Formação dos Agentes de Terreno para o Inquérito Multi-objectivo Contínuo 2017

 

O INE iniciou, no dia 9 de outubro, a formação dos agentes de terreno para o Inquérito Multi-objectivo Contínuo 2017 (IMC). O IMC é um inquérito permanente junto das famílias e visa produzir informações importantes para o seguimento dos diferentes programas de desenvolvimento do país, quais sejam ODS, UNDAF, etc.

A sessão de abertura foi presidida pela Sra Representante da Unidade da População e Pobreza da UNDP/UNFPA/UNICEF, Adelaide Ribeiro, contou também com a presença do Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges e o Sr. Presidente do IEFP, Paulo dos Santos.

Na sua intervenção a Sra Representante da UNDP/UNFPA/UNICEF realçou que “ a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, coloca forte ênfase nos direitos humanos e não descriminação, baseado no lema “não deixar ninguém de fora “ . Para cumprir esta meta, a produção de dados desagregados por sexo, idade, meio de residência, entre outros, tanto a nível global e local, torna-se um imperativo ao processo de desenvolvimento de sociedades inclusivas. Neste quadro, as estatísticas são de capital importância, pois permite monitorizar o estado de implementação dos ODD e contribuir para a transformação social que se quer num horizonte 2030, daí que o vosso papel enquanto agentes de terreno é de extrema importância na produção de dados de qualidade”.

O Presidente do INE, no seu discurso, fez um apelo aos agentes de terreno enfatizando que “esta operação estatística é muito custosa e o que se quer é que no final tínhamos um produto de qualidade e, para isso, é necessário um forte envolvimento de toda a equipa, especificamente dos agentes de terreno, e que trabalhem com seriedade e profissionalismo aos longos desses 3 meses de recolha de dados no terreno. Os indicadores que irão ser produzidos serão fundamentais para o seguimento do PEDS, para os ODS, por isso, apelamos engajamento e o profissionalismo de todos nesta operação.”

Segundo o Presidente do IEFP, “ a qualidade é um aspeto fundamental, para isso, estamos a trabalhar em articulação com o INE proporcionando-lhe todas as condições. A informação acarreta custos, o IEFP através do programa PAENCE (Programa de apoio na implementação da estratégia de emprego em Cabo Verde) financiado pelo Luxemburgo e executado pelas agências das Nações Unidas.  Nós estamos a cofinanciar este inquérito para gerar informações estatísticas em relação ao mercado de trabalho, trabalho decente, de forma desagregada, e alguns indicadores sobre a formação profissional”.

Durante a abertura, o INE e o IEFP assinaram um Acordo de Execução que tem por objeto a comparticipação financeira do PAENCE/PNUD, através do IEFP, enquanto entidade responsável pela implementação do referido programa, na realização, pelo INE, do Inquérito ao Emprego.

Este ano, no IMC vão ser realizados 4 módulos designadamente: o módulo características sociodemográficas, onde irá disponibilizar os Indicadores demográficos (sexo, idade, estado civil  e imigração) e os  Indicadores de educação (taxa de alfabetização e nível de instrução);  o modulo Emprego (informações sobre o mercado de trabalho);  o modulo Condições de Vida (informações sobre as características dos alojamentos, acesso alguns serviços (acesso a água, eletricidade, saneamento, etc) e  o modulo Formação Profissional (conhecer o perfil dos indivíduos de 15 a 64 anos que terminaram uma formação profissional e a sua inserção no mercado de trabalho).

É importante informar que a recolha de dados no terreno terá início no dia 18 de outubro de 2017, em todo o território nacional.

 

DSCF4517 DSCF4591

DSCF4543 DSCF4532



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Condições de Vida
  • Educação e Formação Profissional
  • Emprego e Mercado de Trabalho

Relacionados