INE PARTICIPA DO ESTUDO SERO-EPIDEMIOLÓGICO DE COVID-19 EM CABO VERDE 2020

Em virtude da pandemia da COVID19 e, respondendo à solicitação do MSSS, o INE, juntamente com o INSP (instituição coordenadora do estudo), a DNS, a UniCV, a UniPiaget de Cabo Verde e a OMS, vai participar na realização do Inquérito de Sero prevalência de Anticorpos contra SARS-CoV-2 em Cabo Verde com o objetivo de analisar a sero prevalência e o perfil da infeção pelo SARS-COV-2 na população. Mais especificamente, pretende-se: i) estimar a sero prevalência da infeção pelo SARS-COV-2 na população cabo-verdiana e; ii) identificar e caracterizar as condições demográficas, socioeconómicas, epidemiológicas e clínicas implicadas na dinâmica da epidemia.

A recolha começa hoje, dia 24 de junho, abrangendo uma amostra representativa de 2100 agregados familiares (com cerca de 6300 pessoas dos 10 aos 80 anos) e tem cobertura nacional.

O envolvimento do INE tem sido direcionado particularmente no desenvolvimento dos aspetos técnico e metodológico da operação estatística nomeadamente na discussão e preparação do projeto, na elaboração do instrumento de recolha de dados, no desenho do plano de amostragem, na produção dos mapas com acesso à base de dados geográficos do INE, no desenvolvimento do aplicativo de recolha de dados, na disponibilização da sua infraestrutura tecnológica, na configuração e instalação do aplicativo nos tablets, na concessão do manual da formação, na afetação e distribuição dos agentes de terreno e na realização da formação. Ainda, o INE irá apoiar com uma equipa de profissionais de informática e estatística por forma a assegurar o normal funcionamento da recolha no terreno. Posteriormente, auxiliará no tratamento e análise dos resultados finais do estudo.

Neste sentido, o INE, enquanto órgão executivo central do Sistema Estatístico Nacional, cumpre mais uma das suas atribuições ao apoiar os órgãos setoriais na produção de estatísticas oficiais de qualidade e em tempo útil. De igual modo, isto tudo também representa a contribuição do INE no combate à pandemia da COVID-19 em Cabo Verde.

O ponto focal do INE neste Inquérito é o Dr. Carlos Mendes, Diretor do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação.

O Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, esteve presente na cerimónia de lançamento do inquérito, que teve a abertura do Sr. Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário. Entre outros, a cerimónia contou com a presença do Representante da OMS em Cabo Verde, dos representantes das Universidades, da Presidente do INSP e do Diretor Nacional de Saúde.

O INE deseja saúde e sucesso aos agentes que irão trabalhar no terreno em todas as ilhas do país.

Foto_-1 Foto_-4 Foto_-6 Foto_-8 Foto_-10



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados