INE Participa na 1ª Revisão Apêndice Africano Ronda Censos 2020

Teve lugar em Nairobi, de 19 a 22 de Julho do corrente ano, o primeiro encontro para a 1ª revisão do Apêndice africano, para a ronda dos censos 2020. O encontro teve como principal objectivo examinar as grandes linhas dos diferentes temas sobre os princípios e recomendações, e fornecer contribuições que possam ser úteis no processo de revisão, particularmente os conceitos e as definições, bem como a lista das necessidades em dados para responder os ODS e a agenda 2063.

Participaram no encontro vários países africanos como Argélia, Burkina Faso, Camarões, Cabo Verde, Egipto, Etiópia, Gana, Ilha Maurícias, Lesoto, Malawi, Níger, Nigéria, Quénia, República da África do Sul, República Democrática do Congo, República Popular do Congo, Swazilândia, Zâmbia, e também alguns organismos internacionais a saber: BAD, FAO, UNFPA, ONU- Habitat, UNICEF, ONU-Mulheres, UIT e Divisão de estatísticas da ONU.

A primeira sessão centrou-se nos princípios e recomendações dos RGPH e, neste sentido, debruçou-se sobre as novas demandas em dados estatísticos, particularmente dos ODS e a agenda 2063. Para isso, identificou-se temas considerados chaves que são definidos a nível mundial, e temas secundários, que levarão em conta as especificidades da região africana e dos países que a compõem.

A segunda sessão incidiu-se na apresentação das experiências dos países e nas previsões futuras. Nesta sessão, os diferentes países apresentaram as suas experiências na realização dos Censos, particularmente os últimos realizados, colocando a tónica nos temas de interesse na última operação executada. Dos países presentes, Cabo Verde foi o único a utilizar as novas tecnologias, tendo apoiado o Senegal na realização do seu recenseamento. Também diferentes instituições apresentaram, igualmente, as suas visões e expectativas, salientado a importância em capacitar os diferentes actores, bem como os temas/imputs que gostariam que fossem tratados, no âmbito do ciclo 2020 dos Censos, colocando a tónica nos ODS e a agenda 2063.

A última sessão foi a síntese das propostas de revisão dos princípios e recomendações, feita pelo consultor das Nações Unidas, deixando os participantes a possibilidade de contribuírem na melhoria das propostas finais.

No final da reunião saíram algumas recomendações, a saber: o reforço das capacidades no que diz respeito à planificação e à organização do recenseamento; reforço das capacidades em todas os aspectos/ etapas técnicos da realização do censo; recomenda-se a utilização das novas tecnologias na realização dos censos; recomenda-se a dinamização do processo de capacitação dos Centros de Referência de forma a apoiar os países que querem realizar o censo utilizando as novas tecnologias, entre outras.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados