INE participa na primeira reunião do Inter Agency Expert Group

Decorreu em Nova Iorque, de 1 a 2 de Junho, a primeira reunião do Inter Agency Expert Group on Sustainable Development Goals (IAEG-SDG). O IAEG-SDG tem como propósito criar e monitorar um quadro de indicadores para monitorar os objectivos e metas da agenda de desenvolvimento pós-2015. O grupo trabalha num período de 15 anos que vai até ao final dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que será em 2030. O Secretariado é garantido pela Divisão de Estatística das Nações e conta com 28 membros, sendo que o INECV é um dos membros.

Os principais objectivos da primeira reunião do IAEG-SDG foram: configurar o processo para o desenvolvimento do quadro indicador; desenvolver um plano de trabalho e chegar a um acordo sobre o caminho a seguir; estabelecer os métodos de trabalho do grupo; e discutir questões técnicas, incluindo as interligações através de metas e desagregação de dados.

Durante os dois dias houve duas sessões de trabalho, uma sobre o “ Quadro de indicadores: global, regional, nacional, sub-nacional e indicadores temáticos” e uma outra sobre “Processo de selecção dos indicadores”. Neste último, foram discutidos os indicadores e metas específicas para identificar as questões centrais para o trabalho. Houve intervenções dos países e discussão aberta dos objectivos 1, 2 e 10; objectivos 6 e 7; objectivos 8, 9, 12; objectivos 13, 14 e 15; objectivos de 11, 16 e 17; e por fim a as declarações por grandes grupos e outras partes interessadas.

À margem da reunião, PNUD organizou um evento paralelo “Medir o Objectivo 16” que contou com dois anfitriões, Cabo Verde e Alemanha.

PNUD e o Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde são parceiros em três projectos relacionados com governança: Estratégia de Harmonização de Estatísticas em África; Grupo Praia em Estatísticas de Governança; Virtual Network em ODS 16.

Tendo em conta que o ODS 16 é um dos objectivos mais sensíveis politicamente, e tanto o Grupo Praia como o Virtual Network têm advogado pela sua inserção, o INECV teve o prazer de apresentar o Grupo Praia no evento e fazer algumas recomendações relativamente aos dois projectos, pois um dos propósitos do Virtual Network é contribuir para o trabalho a ser desenvolvido pelo Grupo Praia.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados