INE participa na VII Conferencia da CPLP e Reunião de Presidentes e Diretores Gerais de Estatística da CPLP

Teve lugar em S. Tomé, de 12 a 14 de junho, a VII Conferencia da CPLP e Reunião de Presidentes e Diretores Gerais de Estatística da CPLP. Estiveram presentes na reunião os Presidentes, Diretores e Responsáveis da Cooperação de todos os países da CPLP exceto Guiné Bissau e Moçambique. Foi a primeira vez que esta reunião contou com a presença da Guiné Equatorial. O tema do evento foi a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os desafios que se colocam aos INE’s da CPLP.

Na sessão de abertura do evento a Sra Directora da Estatística de S. Tomé deu as boas vindas e enfatizou o seu discurso sobre os ODS e as inovações que os INE´s da CPLP devem adotar para a produção dos indicadores para os ODS.

O Sr. Ministro das Finanças de S.Tomé e Príncipe incidiu o seu discurso sobre a importância do OSD para o Governo e a necessidade de produção dos indicadores para o seu seguimento. Ressaltou que o governo de S. Tomé neste âmbito, considerou 8 objetivos como prioritários e que respondendo as esses acabariam por englobar os restantes objetivos.

Após a abertura, deu inicio ao primeiro painel intitulado “Os ODS e os desafios que se colocam aos INE´s quanto à capacidade de resposta para o seu acompanhamento e monotorização”. Foram feitas várias apresentações com foco nesta temática, designadamente os “ODM e os ODS- O que mudou?”  pelo Adido da Cooperação Portuguesa, Dr. Antonio Machado; “O papel de S. Tomé na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” pela Directora do INE de S. Tomé, Dra Elsa Cardoso; “Cabo Verde e a monitorização do progresso no desenvolvimento: Praia City Group e IAEG-SDGs”, pelo Vice-Presidente do INE, Dr. Celso Soares; “Brasil no epicentro do desenvolvimento Sustentável: UNSC e IAEG- SDGs”, pelo Dr. Cláudio Crespo, Director de Pesquisa do IBGE; “Plataforma Nacional de Dados SDG- Experiencia do INE-PT”, pela Dra Conceição Veiga do INE de Portugal; “Indicadores dos ODS ligados ao FNUAP- acompanhamento e monitorização dos INE´s pelo FNUAP”, apresentado pela Dra Giselana Andrade do FNUAP Regional e por fim  “Saúde- OSD 3”, pela Professora Doutora Rosário Martins, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal (IHMT-UNL).

O segundo Painel intitulou-se “Inovações na Ronda de Censos da População e Habitação”. Nesse painel, foram apresentadas as experiencias do INE de S. Tomé, de Angola, de Portugal, da Direção de Estatísticas de Timor Leste e da Guiné Equatorial, e o dividendo Demográfico pelo FNUAP. Das experiencias das rondas dos censos onde houve inovações é de salientar o caso de S. Tomé que utilizou as novas tecnologias em todas as fases do censo, e a preparação de num novo modelo censitário misto para o censo 2021, pelo INE de Portugal. A Dra Gilena Andarde do FNUAP Regional apresentou o tema Dividendo Demográfico (DD), onde debruçou sobre a sua definição que consiste em “benefício económico que pode surgir quando a proporção de pessoas em idade de trabalhar (15-64 anos) é mais importante que as pessoas inativas (jovens e idosos)”. Enfatizou que para se tirar o beneficio do DD é importante que os países invistam significativamente em saúde, educação, emprego, boa governação e boa liderança.

No segundo dia, 13 de junho, teve a reunião de Presidentes e Diretores Gerais de Estatística da CPLP, onde foi aprovada a ata da reunião anterior que teve lugar em Dili e a aprovação do programa de trabalho. Após a aprovação da agenda de trabalho, o INE de Portugal apresentou o novo programa de capacitação estatística da CPLP (2018-2020) e o balanço do Programa anterior (2012-2017). No final, cada país apresentou as suas necessidades em termos de formação e ficou por parte do INE PT com a incumbência de enviar um questionário aos países para identificarem as suas necessidades, de forma a se desenhar um novo programa de capacitação.

Em relação a implementação do SNC 2008-2010, cada país apresentou em que fase se encontra neste momento, a maioria espera implementar o SNC 2008 a partir de 2018, com exceção de Portugal e Brasil que já implementaram o SNC 2010.

O Brasil apresentou o Programa Estatística da ENCE (Escola Nacional de Ciência Estatística) do IBGE, com enfase nas formações que são feitas presencialmente (Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa e Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas) e outras que são feitas à distancia.

Foi apresentado pelo INEPT a proposta de criação de um site sobre as estatísticas dentro do Site da CPLP para a promoção da Comunidade Estatística da CPLP.

O INEPT fez o balanço das publicações da CPLP em Números anteriores, e o Brasil, como o novo coordenador da Publicação, socializou a proposta da publicação com introdução de alguns indicadores dos ODS.

No final foi apresentado para discussão e aprovação as principais conclusões e recomendações da reunião.  A próxima reunião ficou acordado que decorrerá em 2019, Guine-Equatorial.

celso foto familia

IMG_0007 IMG_0010



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • PIB e Componentes (Annual)
  • População e censo

Relacionados