INE REALIZA A II REUNIÃO COM OS PARCEIROS NO ÂMBITO DO V RGPH

O INE realizou, hoje, 29 de setembro, uma reunião virtual conjunta com os parceiros técnicos e financeiros do V Recenseamento Geral da População e Habitação (V RGPH), nomeadamente o Escritório Comum do PNUD, UNFPA e UNICEF, representado pela Dra. Adelaide Ribeiro, a União Europeia, pela Dra. Ana Sofia Silva, a Cooperação Espanhola, pela Dra. Patricia Fernández, e a Cooperação Luxemburguesa, pelos Drs. François Bary, Virgínia Mulas e Michele Schmit. O objetivo da reunião foi para apresentar as principais atividades e produtos até então desenvolvidos, efetuar o balanço financeiro das atividades já realizadas e discutir a proposta do novo período da recolha principal dos dados do V RGPH. A reunião foi presidida pelo Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, com a participação da equipa do Gabinete do Censo e os gestores financeiros dos projetos.

No decorrer da reunião, a Dra. Maria de Lurdes Lopes, Coordenadora Técnica do V RGPH, fez a apresentação das principais atividades desenvolvidas até a presente data, com realce para os produtos em desenvolvimento no âmbito da Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento, a preparação técnica e metodológica para o Inquérito Pós Censitário (IPC), a preparação da análise dos dados, entre outras atividades.

O balanço financeiro do projecto foi feito pela Dra. Gorete Carvalho, Diretora do Departamento de Administração do INE, enfatizando as despesas efetuadas por cada um dos financiamentos e as suas respetivas execuções.

De lembrar que, no passado dia 28 de abril, após concertação com as autoridades sanitárias do país e os parceiros, o INE comunicou a decisão do adiamento do período da recolha principal dos dados do V RGPH em 2020, com fundamento na evolução da pandemia da COVID-19 no país, pois, por ser uma operação exaustiva, domiciliar e realizada por entrevista direta junto dos  agregados familiares, deve haver condições de segurança e de saúde públicas para o pessoal a ser envolvido no trabalho de terreno e para os próprios respondentes.

Assim, foi discutida a proposta de novo período para a recolha dos dados no terreno, naturalmente, com perspectiva na evolução positiva da situação epidemiológica no país, salvaguardando as recomendações das entidades sanitárias do país e tomando em consideração às questões relacionadas com as recomendações internacionais no concernente a realização da ronda dos censos.  Nesta ótica, foi decidido o período de 16 a 30 de junho de 2021 como sendo a nova data para a recolha dos dados do V RGPH.

Os parceiros parabenizaram o INE por continuar a trabalhar de forma dinâmica e reiteraram toda a abertura em continuar a apoiar técnica e financeiramente na realização do V RGPH, através da negociação e revisão de acréscimos que possam surgir tendo em conta o contexto da pandemia da COVID-19 que se vive no país.

Considerando que o V RGPH é uma operação a ser realizada no terreno, os parceiros recomendaram toda a atenção a ter na prevenção da pandemia da COVID-19, privilegiando a utilização das novas tecnologias na entrevista dos agentes de terreno e na utilização das novas mídias na sensibilização da população.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados