INE recebe uma Delegação Multissectorial de Angola

O INE recebeu no dia 03 de agosto do corrente ano, uma Delegação Multissectorial de Angola com o fito de conhecer as estatísticas pertinentes sobre as migrações.

Esta missão é composta pelo Chefe da Delegação, Pedro Miguel Neto, Comissário de Migrações; Joaquim Dias; Vânio Americano, do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social; António Ramos da Cruz, Ministério das Relações Exteriores; Alberto Muxa, OIM.

Este grupo Multissectorial foi constituído ao mais alto nível com a função de elaboração das politicas migratórias em duas vertentes:  imigração e emigração.

Durante o encontro formularam questões sobre a forma como se recolhe e produz informações sobre as migrações, e queriam saber até que ponto os censos põem à disposição informações sobre a dinâmica e o fluxo migratório. Uma outra preocupação colocada é se o INE integra o Conselho Nacional das Migrações e se participa na elaboração de politicas para esse setor.  Mostraram também o interesse em conhecer as estatísticas do turismo produzidas e o seu impacto no PIB.

Para responder às questões colocadas, a Diretora de Estatísticas Demográficas e Sociais, Noemi Ramos, fez uma apresentação onde abordou as operações que o INE realiza para a recolha de dados sobre as migrações, especificamente os Censos da População e o Inquérito-Muti-objetivos, e a utilização das fontes administrativas (da Direção de Emigração e Fronteiras) para complementar as informações recolhidas nos inquéritos/ censos. Também enfatizou que o INE coordenou a componente C (recolha de informações) do Projeto de Capacitação em Cabo Verde para a Gestão da Migração (2011-2014), implementado no âmbito da Parceria para a Mobilidade entre a Comissão Europeia e Cabo Verde, e também no âmbito do Projeto de Livre circulação na Região do CEDEAO. Um outro aspeto mencionado foi o apoio do INE na elaboração dos Perfis Migratórios (2009 e 2017) realizados pela OIM.

_1066977 _1077052

_1077053 _1077060



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Migração

Relacionados