FORMAÇÃO DE FORMADORES/SUPERVISORES DO V RECENSEAMENTO GERAL DA POPULAÇÃO E HABITAÇÃO (RGPH-2021)

No âmbito da preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), iniciou, de 28 de abril e decorrerá até a 13 de maio a formação de Formadores/Supervisores, de forma centralizada na Praia, com o objetivo de capacitá-los com vista a poderem cumprir da melhor forma as suas tarefas durante a fase de formação dos Agentes Recenseadores e Controladores, assim como, durante a recolha de dados. Serão formados cerca de 110 Formadores/Supervisores.

É importante frisar que  através do Decreto-Lei 64/2018, de 20 de dezembro, revisto pelo Decreto-Lei de 29/2021, de 5 de abril, devido à alteração do período da recolha em virtude da pandemia da COVID-19, o Governo estabeleceu as normas a que deve obedecer a realização do RGPH-2021, visando melhorar o conhecimento das características da população e do parque habitacional e, assim, contribuir para a consolidação das intervenções públicas e privadas, no contexto das políticas de desenvolvimento do país. Para o efeito, será recenseada, de 16 a 30 de junho de 2021, toda a população que no momento da recolha de dados se encontre no território nacional, quer nos alojamentos familiares, quer nos coletivos.

A execução de uma operação desta natureza implica a preparação metodológica de uma equipa multidisciplinar, composta por supervisores, controladores e recenseadores, de forma a garantir que os procedimentos da recolha de dados no terreno sejam cumpridos, assegurando, assim, a qualidade dos dados. Iniciou-se com a formação de Formadores do INE, seguidamente serão formados os Formadores/Supervisores de forma centralizada na Praia, e por fim, os Recenseadores, de forma descentralizada nos concelhos.

A abertura oficial da Formação de Formadores/Supervisores teve lugar no dia 27 de abril, no Auditório Nacional, e foi presidida pela Sua Excelência o Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Dr. Pedro Lopes; e contou com a presença da Sra. Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Dra Dolores Rios Peset; Sr. Encarregado de Negócios da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, Dr. Thomas Barbancey e Sr. Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges.

Em todas as intervenções foram ressaltadas a importância do RGPH-2021 e o forte engajamento dos parceiros nesta operação mais complexa que o INE realiza, bem como a necessidade premente de todos cumprirem as demais normas sanitárias em vigor no contexto do combate à pandemia da COVID-19.

Captura de ecrã 2021-04-28, às 12.36.26 Captura de ecrã 2021-04-28, às 12.49.47

Captura de ecrã 2021-04-28, às 13.36.36 Captura de ecrã 2021-04-28, às 13.41.57



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados