LANÇAMENTO OFICIAL DO II IDNT

A convite do Ministro da Saúde e Segurança Social, o Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Doutor Osvaldo Borges, participou no lançamento oficial do II Inquérito de Doenças Não Transmissíveis (IDNT) que teve lugar na ilha do Sal no dia 3 de fevereiro, acompanhado da Dra Noemi Ramos, Diretora do Departamento das Estatísticas Demográficas e Sociais do INE.
O II IDNT é um projeto do projeto do Governo de Cabo Verde, executado pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) e pelo INE, com os apoios técnico e financeiro da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo primordial a disponibilização de informações sobre a prevalência e o perfil epidemiológico dos principais fatores de risco das DNT em Cabo Verde.
Este inquérito utiliza a metodologia STEP, padronizada pela OMS, composto por três instrumentos/abordagens: STEP 1 (questionário), STEP 2 (medidas físicas) e STEP 3 (medidas bioquímicas). A dimensão da amostra é de 7180 nas STEP 1 e 2 e de 60% do total na STEP 3. A cobertura é de âmbito nacional com representatividade em 10 domínios de estudo (8 ilhas, Praia e Resto de Santiago) e destina-se a homens e mulheres dos 18 aos 69 anos, residentes nos alojamentos familiares. Os resultados do II IDNT serão desagregados por domínio, sexo e grupo etário.
O Presidente do INE, na sua intervenção, referiu que a atual colaboração entre o MSSS e o INE tem permitido realizar grandes inquéritos e trabalhos estatísticos do setor da saúde que estavam atrasados, há mais de uma década (e com indicadores completamente desfasados da realidade do país). Exemplificou o Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva realizado em 2018 (o último foi em 2005), o Inquérito de Doenças Não Transmissíveis a realizar agora em 2020 (o último foi em 2007) e as Contas da Saúde de 2012-2014, de 2015-2016 e em preparação de 2017-2018. Está previsto para outubro de 2020 um outro inquérito deste setor. Realçou, ainda, que Cabo Verde passará a ter indicadores de qualidade e atualizados deste setor, auxiliando, desta forma, a formulação, monitoramento e avaliação de politicas públicas sobre a saúde no país.
Por último, o Doutor Osvaldo Borges apelou a colaboração de todos os agentes desta operação estatística e de profissionais de saúde na informação e sensibilização da sociedade para a realização com sucesso do II IDNT em Cabo Verde.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados