Lançamento oficial do III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva

O INE e o Ministério da Saúde lançaram oficialmente no dia 08 de fevereiro, através de uma conferencia de imprensa, o III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (III IDSR).

Este evento teve por finalidade apresentar os objetivos, âmbito e a importância do III IDSR. Este inquérito permite o conhecimento da situação real dos indicadores sociais para a sobrevivência das crianças, o planeamento familiar e a proteção das crianças e das mulheres, por forma a melhorar o conhecimento dos progressos alcançados por Cabo Verde em relação aos compromissos nacionais e internacionais, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É de informar que o III IDSR será realizado junto de 6000 mulheres, dos 15 aos 49 anos de idade, e 3000 homens, dos 15 aos 59 anos de idade, nos agregados familiares selecionados, ao nível nacional. Desta feita, o III IDSR incorpora o teste de VIH Sida e da anemia. O teste de VIH Sida será aplicado a uma sub-amostra de 50% dos agregados selecionado, em mulheres de 15-49 anos e homens de 15-59 anos. Incorpora também o estudo da violência baseada no género.

Uma equipa, composta por técnicos inquiridores e agentes de saúde, devidamente credenciado estará no terreno para realizar a entrevista e os testes.  Depois da entrevista e do consentimento voluntário dos inquiridos, serão feitos os testes de anemia e de VIH/Sida com picada única na ponta do dedo, por um profissional de saúde qualificado. Também serão feitos o teste do sal iodado junto das famílias selecionadas.

Para se conhecer o estado nutricional da população serão feitas as pesagens e medições de comprimento/ estatura dos inquiridos dos agregados selecionado, nas crianças de 0 aos 5 anos, homens dos 15 aos 59 anos e mulheres 15-49 anos.

 

IMG_9996 IMG_9997

IMG_9998 IMG_9999

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e Condições de Vida
  • Saúde

Relacionados