PRESIDENTE DO INE DISTINGUIDO COM CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO

O Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Doutor Osvaldo Borges, foi distinguido, em Paris, com um Certificado de Reconhecimento pelo seu engajamento, enquanto Presidente do Grupo Praia, na liderança, coordenação e colaboração com diferentes instituições para a promoção de estatísticas de governança.

Este Certificado de Reconhecimento foi-lhe atribuído pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD-DIAL), organização francesa que, entre outras, se ocupa da produção de estatísticas de governança e também integra o Comité de Direção do Grupo-Praia em Estatística da Governança.

Esta distinção é prova cabal do engajamento, seriedade e competência que o Doutor Osvaldo Borges tem colocado na Presidência do INE e do Grupo Praia, em estreita cooperação com os colaboradores da instituição, os quais tudo têm feito para a promoção destas estatísticas.

Recorda-se que o Grupo Praia em Estatísticas de Governança (Grupo Praia), o primeiro e único city group em África, criado durante a 46ª reunião da Comissão de Estatística das Nações Unidas (CENU), funcionou de 2016 a 2020 sob a liderança do Presidente do INE, tendo cumprido os objetivos traçados que culminou com a apresentação e consequente aprovação por parte da CENU do Handbook on Governance Statistics (Handbook), durante a 51ª sessão, em março de 2020. Nessa sessão, a CENU renovou o mandato do Grupo Praia para o período de 2020 a 2025 tendo em consideração que o Handbook visa ajudar os Institutos Nacionais de Estatísticas na produção de dados estatísticos sobre a governança. Em setembro de 2020, o Grupo Praia, para responder aos desafios da pandemia COVID-19, publicou o  Guidance Note on Governance Statistics in the COVID-19 Era.

O INE de Cabo Verde foi fortemente felicitado pelos países e instituições internacionais presentes em março de 2020 por ter liderado com sucesso e ao mais alto nível este city group, de dimensão mundial e ter cumprido a entrega do Handbook no prazo estabelecido pela Comissão. Segundo alguns membros do Comité de Direção, Grupo Praia é um dos mais eficientes city group no que tange ao cumprimento do mandato estabelecido pela CENU, graças à vontade e perseverança demonstrada pelo Doutor Osvaldo Borges ao longo desses anos. Assim, este sucesso não é só do Presidente e do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, mas sim, de todos os membros e participantes do Grupo Praia, de todo o sistema estatístico cabo-verdiano, do país, do continente africano e do mundo.

Anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
Certificat de reconnaissance - Osvaldo_Praia Group - Agosto 2021309 KB


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados