Seminário Nacional Estatísticas da Cultura, Desporto e Lazer

O INE realizou, de 9 a 10 de novembro de 2016, o Seminário Nacional sobre as Estatísticas da Cultura, Desporto e Lazer, como a participação dos Vereadores e Técnicos do Pelouro da Cultura e Desporto de todas as Câmara Municipais, instituições ligadas à cultura e desporto, tais como Ministério da Cultura, Direção Geral do Desporto, Biblioteca Nacional, Instituto do Arquivo Histórico Nacional, Centro Nacional de Artesanato e Design do Mindelo, Centro Cultural Norberto Tavares, Direção Nacional das Artes, Centro Cultural do Mindelo, entre outras.

A sessão de abertura deste seminário foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Ministro da Cultura e Industrias Criativas, com a presença do Representante da Cooperação Espanhola, Sr. Jaime Puyoles Gracia e Presidente do INE.

A produção de estatísticas sobre cultura, desporto e lazer tem por principal objetivo a caracterização da população perante a oferta e a procura de atividades associadas a este setor de forma a munir as autoridades públicas, decisores e demais usuários, de indicadores do sector para a análise da realidade, o planeamento, a formulação, a avaliação de políticas públicas.

O seminário teve por objetivos (i) apresentar os principais resultados do Inquérito Multi-objectivo Contínuo (IMC) 2015 – Módulo Cultura, Desporto e Lazer; (ii) Recolher subsídios para a melhoria do documento metodológico e dos instrumentos de recolha associados e a sua validação;(iii) Criação de um Comité Estatístico para as estatísticas de cultura, desporto e lazer; (iv) Delinear os próximos passos necessários para a concretização do projeto. Este seminário conta a participação de instituições deste setor e dos representantes de todos os municípios do país.

O INE desenvolveu os instrumentos para a produção dessas estatísticas, ou seja, um documento metodológico e doze questionários destinados às instituições que atuam neste setor e um destinado às famílias, cuja validação foi feita no quadro desse seminário.

No final do seminário foram feitas as seguintes recomendações:

– Ao nível institucional, recomendou-se a definição de arranjo institucional para assegurar a produção estatística e reforçar a cooperação interinstitucional e o engajamento das instituições no fornecimento de dados; a Criação de um Grupo Nacional de Trabalho a ser institucionalizado mediante despacho oficial, coordenado pelo INE, MCIC, DGD; o Reforço de capacidade institucional (recursos humanos, equipamentos adequados, …); e Integração das informações num sistema que sirva aos diversos sectores.

– Ao nível da recolha, produção e divulgação de estatísticas, recomendou-se a revisão do documento metodológico Estatísticas da Cultura, desporto e lazer e partilha com as instituições envolvidas para validação; Definição e implementação de Plano de Ação para a melhoria da produção das estatísticas CDL a nível municipal e central; Elaboração de Publicação anual de Estatísticas da CDL a nível municipal e nacional, seguindo procedimentos, padrões e diretrizes internacionais.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Cultura
  • Desporto
  • Lazer

Relacionados