VIII CONFERÊNCIA ESTATÍSTICA DA CPLP E REUNIÕES DOS PRESIDENTES E DIRETORES GERAIS DOS INEs DOS PAÍSES DA CPLP

Teve lugar de 15 a 17 de julho, em Malabo, Guine Equatorial, a VIII Conferência Estatística da CPLP e Reuniões dos Presidentes e Diretores Gerais dos INEs dos Países membros da CPL P, sob o lema “Avançando com os dados como guia”, com a presença de todos os países da comunidade. Os temas escolhidos para esta conferência e para a reunião são respetivamente: a utilização de registos administrativos para a produção estatística e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O INECV esteve representeado pelo Seu Vice-Presidente, Sr. Celso Soares e pela Responsável de Cooperação, Sra. Carmem Cruz.

A sessão de abertura foi presidida pela Sua Excelência a Secretaria de Estado da Fazenda, Economia e Planeamento da Guiné Equatorial, em representação do Ministro da Fazenda, Economia e Planeamento, e contou com os discursos da Sra Presidente da CPLP em exercício, Sra Elsa Cardoso, Presidente do INE de S. Tomé e Príncipe e do Diretor Geral do INGE, Sr. Ricardo Obono.

Os objetivos da reunião são de reconhecer a importância da conferência Estatística da CPLP como fórum privilegiado de debate, inovação, troca de experiencias e cooperação entre os países membros, bem como de consultas sobre assuntos de interesse comum relacionados com o desenvolvimento estatístico; demonstrar em que medida os sistemas estatísticos dos países membros da CPLP podem recorrer a registos administrativos para a produção estatística em geral e, em particular, para o acompanhamento dos ODS; demonstrar os progressos dos INEs da CPLP no acompanhamento dos ODS; refletir sobre os desafios com que se deparam os sistemas estatísticos nacionais e os INEs da CPLP na monitorização dos indicadores ODS; partilhar experienciais sobre apropriação nacional, monitorização e acompanhamento dos ODS e comparar experiencia sobre o uso de novas tecnologias na recolha de informação.

Foram dois dias de conferência, 15 e 16 de julho, onde foram apresentados e discutidos amplamente pelos países temas como a utilização de registos administrativos para a produção estatística e os progressos e desafios no acompanhamento estatístico da agenda 2030. Neste sentido, os participantes acordaram na importância de se promover uma estreita colaboração entre as entidades administrativas, enquanto condição determinante para, por um lado, rentabilizar a informação destas fontes e, por outro, compatibilizar as respetivas bases de dados e registos com os critérios de qualidade associados às estatísticas oficiais. No concernente aos ODS, foi reconhecido como particularmente positivo o balanço dos últimos anos em matéria de monitorização de indicadores ODS, não obstante o reconhecimento dos desafios que permanecem por ultrapassar, nomeadamente: a articulação com todas as entidades que dispõem de dados relevantes neste contexto, uma vez que as estatísticas produzidas pelos INEs não esgotam a informação necessária e disponível para o acompanhamento estatístico da Agenda 2030.

No dia 17 de julho decorreu a Reuniões dos Presidentes e Diretores Gerais dos INEs dos Países membros da CPL P, onde baseou-se essencialmente na aprovação da ata da reunião realizada em 2017 em S. Tomé e Príncipe e na apresentação do Programa da CPLP – Capacitação Estatística – Balanço e perspetiva do futuro. Foi apresentado o programa de capacitação de 2019 a 2023 que abrange 12 projetos, com a introdução de novas áreas e consolidação de algumas já existentes.

O ato de encerramento foi presidido pelo Diretor Geral do INE da Guiné Equatorial, Sr. Ricardo Obono.

IMG_20190716_122102 67408935_2288531401476548_8896337404277817344_n

66806840_2261982697256605_1554129599615467520_n 20190715_111205

 

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados