Visita do Ministro das Finanças ao INE

O INE recebeu, no dia  31 de Janeiro, a visita da Sua Excelência o Sr. Ministro de Finanças, Dr. Olavo Correia, tendo como objetivo inteirar-se das atividades desenvolvidas pelo INE, dos projetos em curso e dos desafios que a instituição tem pela frente.

O Sr. Ministro visitou todos os departamentos do INE e, no final, reuniu-se com os membros do Conselho de Administração e com os Diretores. Durante a reunião, o Sr. Presidente do Conselho de Administração, Doutor Osvaldo Borges, fez o balanço das atividades até agora realizadas (Julho de 2016 a Janeiro de 2017), elencou os desafios imediatos para 2017 designadamente a mudança do ano de base das Contas Nacionais e do IPC, o Plano de Trabalho do Grupo Praia para 2017 em matéria de Estatísticas da Governança (compromissos internacionais), a realização do IIIº Inquérito Demográfico de Saúde Reprodutiva (em colaboração com o Ministério da Saúde), o aproveitamento dos dados administrativos para fins estatísticos, e, neste sentido, frisou a necessidade premente estabelecer protocolos com algumas instituições, sendo que grande parte dessas instituições está sob a tutela do Ministro das Finanças. Quantos aos desafios a médio prazo, o Sr. Presidente referiu o Censo 2020, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) para o período de 2017-21 em articulação com o PEDS 2017-21, a necessidade do INE ter a sua sede própria e ainda salientou que está em fase de elaboração o Projeto “Fundo de Desenvolvimento Estatístico”. Por último, apresentou o Plano de Atividades e o Calendário de Difusão para o ano 2017.

Por sua vez, o Sr. Ministro mostrou-se a total disponibilidade do seu Ministério em corroborar com o INE para que a instituição possa cumprir com o seu Plano, enfatizando que o INE, enquanto instituição central de produção e divulgação de dados estatísticos, deverá comprometer-se com a divulgação dos dados nos prazos previamente fixados, dando uma atenção especial às Estatísticas Económicas e Empresariais. Realçou que toda a metodologia deve ser difundida para que os utilizadores possam compreender os procedimentos usados quer na realização das operações estatísticas quer na determinação dos indicadores. Salientou também a importância da Agenda Estatística. Enfatizou que o Governo está comprometido com o Grupo Praia e demonstrou todo o seu engajamento em munir o INE de condições físicas, humanas, materiais e tecnológicas para o seu normal funcionamento. Acentuou a necessidade do reforço da cooperação entre diferentes instituições (o exemplo do INE, do BCV e da Direção Nacional do Plano), para que as informações estatísticas sejam credíveis e em tempo útil e, ao mesmo tempo, traduzam cada vez mais a realidade cabo-verdiana, permitindo desta forma ao Governo e outros parceiros de desenvolvimento implementarem e monitorarem políticas eficazes para o país.

DSCF0674 DSCF0784 DSCF0780 DSCF0754



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Contas Regionais (PIB por Ilhas)
  • Estatísticas Empresariais
  • Governança Paz e Segurança
  • Saúde

Relacionados