Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Instituto Nacional de Estatística (INE), á semelhança dos anos anteriores e pelas suas atribuições e compromissos nacionais e internacionais já assumidos, vem produzindo os relatórios dessas duas agendas com o objetivo de apresentar a evolução dos indicadores de ambas agendas em Cabo Verde.

A partir do ano 2019 e seguindo as recomendações internacionais, o INE passará a produzir e disponibilizar um único relatório estatístico (ODS 2030 das Nações Unidas e 2063 para África), respeitando o alinhamento feito pela União Africana, com objetivo de apresentar quantitativamente os indicadores disponíveis em Cabo Verde.

Relatório ODS 2030 & 2063 para África – 2022

Relatório ODS 2030 & 2063 para África – 2021 corrigido

Brochura ODS 2030 & 2063 para África

Relatório ODS 2030 & 2063 para África – 2020 corrigido

Relatório ODS 2030 & 2063 para África – 2019

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. O país tendo se posicionado de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Relatórios:

Relatório ODS INE 2018

Relatório ODS INE 2017

Relatório ODS INE 2017 – English version