ADIAMENTO DO PERÍODO DE RECOLHA DOS DADOS DO V RECENSEAMENTO GERAL DA POPULAÇÃO E HABITAÇÃO DE 2020 (RGPH-2020)

O Instituto Nacional de Estatística (INE), enquanto órgão executivo central de produção e difusão de estatísticas oficiais, realiza recenseamentos e inquéritos junto às famílias, empresas e outras entidades para o cumprimento da sua missão de produzir e difundir, de forma eficiente, informação estatística oficial de qualidade.

Considerando a evolução da pandemia da COVID-19 no País, com consequente prolongamento do Estado de Emergência nacional e, em articulação com as autoridades nacionais de saúde e com os parceiros técnicos e financeiros, o INE decidiu adiar o período para a recolha de dados do RGPH-2020, previsto de 16 a 30 de junho de 2020, para outra data, ainda este ano.

Esta decisão levou em consideração a natureza da recolha, que é exaustiva, domiciliar e realizada por entrevista direta junto dos representantes dos agregados familiares, isto é, envolvem contactos diretos com os cidadãos. Considera, igualmente, adiadas as ações de formação dos formadores e supervisores planeadas para serem realizadas, de forma centralizada, na Praia e dos recenseadores em todos os municípios do país, em finais de abril e maio de 2020, respetivamente, envolvendo mais de 1600 pessoas. Contudo, não obstante as limitações do momento, os trabalhos técnicos continuam a ser desenvolvidos, com toda a atenção e profissionalismo.

A fixação de novo período de recolha dos dados dependerá, naturalmente, de evolução positiva da situação em todo o território nacional, nomeadamente o levantamento das restrições de contacto social.

Praia, aos 27 de abril de 2020.

Osvaldo M. Borges, Ph.D – Presidente do INE