INE COMEMORA O DIA MUNDIAL DE ESTATISTICA

O INE comemorou, hoje, dia 20 de outubro, o Dia Mundial de Estatística, data esta instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas e celebrada pela primeira vez no dia 20 de outubro de 2010.  Esta data foi estabelecida com o intuito de se reconhecer a importância e o contributo que a estatística tem vindo a proporcionar, ao longo dos tempos, para o conhecimento e desenvolvimento da sociedade. A Comissão de Estatística das Nações Unidas decidiu que o lema para deste ano é “Conectando o mundo com dados confiáveis”.

A sessão de abertura foi precedida pela Sua Excia. a Sra. Embaixadora da União Europeia, Dra. Sofia Moreira de Sousa e contou com a presença do Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges.

Na sua intervenção o Sr. Presidente do INE enfatizou que “este lema leva a uma profunda reflexão sobre o processo de produção e difusão de estatísticas oficiais.  Esta pandemia aumentou a importância das estatísticas atualizadas e confiáveis. Ainda, mostrou como relacionar com informações geoespaciais para ajudar no seguimento de uma situação global em rápida evolução.”

A Sra. Embaixadora da União Europeia na sua intervenção salientou que “ a exigência é grande e os recursos limitados, mas o INE pode orgulhar-se de dispor hoje de equipamentos, tecnologia e principalmente capacidade humana para se ajustar às crescentes solicitações do mundo atual; A dinâmica deste nosso mundo impõe cada vez maior necessidade de dados estatísticos, uma constante modernização e inovação a fim de o compreendermos e nos adaptarmos em tempo útil.”

Durante o evento foram apresentados pelos Drs. Amândio Furtado e Adylson Sousa, da Unidade de Cartografia do Gabinete do Censo, os resultados da Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento, realizado no âmbito da preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação.

Também foi uma oportunidade de debater um pouco sobre o lema desta comemoração. Nesta senda, foi apresentada a temática “Modelo Padrão de Processo de Produção das Estatísticas oficiais: um instrumento incontornável para garantir a qualidade”, pelo Dr. Carlos Mendes, Diretor da Metodologia e Sistema de Informação do INE.

É importante realçar que dados oportunos, confiáveis, atualizados e de alta qualidade são necessários para compreender o mundo em mudança. Investir em dados e estatísticas é a única forma de se conseguir tomar decisões necessárias para combater e se recuperar da pandemia COVID-19 e entrar no caminho certo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.  A Confiança é o sustentáculo das instituições que produzem estatísticas. 20 de outubro de 2020 é o dia em que, em todo o mundo, o significado de dados confiáveis para conectar o mundo são debatidos.