Indice de Produção na Construção Cívil

O Índice de produção na construção civil (IPCC) é um indicador obtido usando como proxy as vendas dos materiais de construção e ou a quantidade dos materiais consumidos nas atividades de construções.

A base do índice de produção na construção civil (IPCC) é 2012 onde fixou-se o cabaz, os ponderadores e o preço médio de referência.

O IPCC é calculado a partir de 80 produtos recolhidos em 75 empresas de atividades diferentes (comércio, indústrias e construção civil) nas ilhas de Santiago, São Vicente e Sal. Segundo o Inquérito anual as empresas de 2013, no que desrespeito a VVN, essas ilhas geraram prospectivamente 48%, 27% e 19%, somando um total de 94%.

O objetivo principal desta operação estatística é obter a evolução do volume de produção no sector da construção civil, em intervalos curtos (trimestre) e de forma regular: ter um indicador da evolução de produção na atividade de construção civil; fornecer a informação estatística detalhada e de qualidade para a produção das contas nacionais e estatísticas de conjuntura; disponibilizar informação ao utilizador estatístico sobre a atividade do sector de construção civil.