- 1 Dezembro, 2017
No âmbito da capacitação dos Centros de Referência, teve lugar no INECV de 20 de novembro a 01 de dezembro, uma formação dirigida aos técnicos do INE e da Agência Nacional de Demografia e Estatística do Senegal (ANSD), ministrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio do FNUAP-Brasil e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Durante a formação foram ministrados vários módulos designadamente Cooperação Sul-Sul, Formação de pessoal para censo com coleta electrónica, Mapeamento censitário aplicado à coleta electrónica, Infraestrutura tecnológica: metodologia para uso de coleta electrónica de dados, Questionário electrónico, acompanhamento e controle, Sensibilização da sociedade, Disseminação de dados e Cooperação / Orientações para a Cooperação Piloto.
A sessão de encerramento teve lugar no dia 01 de dezembro e contou com a presença do Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges, Sr. Representante do FNUAP-Brasil, Vinícius Monteiro e a Sra. Represente do IBGE, Luciana Prazeres.
No seu discurso a Sra. Represente do IBGE enfatizou que “é um prazer estar a chegar ao fim desta etapa depois de muito trabalho, vários encontros de concertação e muito planeamento. Foi um esforço muito grande do pessoal do IBGE para preparar este treinamento, no momento em que está a decorrer o Censo Agropecuário no Brasil, mas foi um grande prazer estar aqui a repassar na nossa experiência na coleta electrónica de dados. Foi uma troca intensa de conhecimentos e experiência entre as equipas do IBGE, INE, FUAP e ANSD, e estamos certo de que este Centro de Referencia está a trilhar os caminhos certos.”
O Representante do FNUAP-Brasil agradeceu o envolvimento de todos neste projeto, enalteceu a equipa do IBGE pelo trabalho desenvolvido, a equipa do ANSD e do INE pelo envolvimento ativo, o governo do Brasil e o FNUAP, como parceiro deste projeto, por esta indiciativa. Também agradeceu pela oportunidade e pelo muito aprendizado que teve durante essas duas semanas em Cabo Verde e enfatizou que “estamos certos que o ANSD e o INE estão prontos para dar inicio a replicação dos conhecimentos junto dos países que solicitaram o apoio na realização do Censo com coleta electrónica de dados.”
Segundo o Presidente do INE “é importante agradecer a todos os parceiros aqui presentes e envolvidos neste projeto. Convém frisar que estamos a terminar esta fase com muito orgulho, depois de um percurso árduo percorrido para conseguir implementar este projeto dos Centros de Referencia em Cabo Verde e Senegal. Estamos certos de que este projeto dará bons frutos e que a multiplicação trará ganhos para os países recetores e para os próprios centros. Também foi bom para nós que estamos a preparar o censo da população de 2020, uma vez que conseguimos identificar aquilo que menos funcionou anteriormente, e que precisamos melhorar, e os aspetos que funcionaram e que precisamos preservar e aperfeiçoar.”
É importante realçar que o após esta capacitação, entrar-se-á na segunda fase deste projeto que consiste na multiplicação desta capacitação junto dos países que solicitarem apoio para a implementação de um censo digital.
Estatisticas por Temas Relacionados:
-
População e censo
Relacionados
-
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO
11 Julho, 2024