ESPAÇO ABERTO – EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CRÉDITO AO CONSUMO E IMPACTO NAS NOSSAS VIDAS

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, no dia 31 de maio, no seu auditório, um “Espaço Aberto” sob o tema “Educação Financeira: Crédito ao Consumo e Impacto nas nossas vidas”, ministrado pelo Sr. Diretor do Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas do BCV – Banco de Cabo Verde, Dr. Carlos Furtado. O tema foi apresentado com o objetivo de mostrar aos participantes que a importância da educação financeira na vida do cidadão vai muito além da gestão dos gastos, beneficia positivamente a saúde mental, qualidade de vida, estabilidade, projeção de futuro.

Durante a sua apresentação, o palestrante explicou aos presentes que o crédito ao consumo pode trazer benefícios significativos como um maior acesso a bens e serviços, flexibilidade financeira e construção de histórico de crédito. No entanto, segundo o mesmo, é fundamental compreender e gerir os riscos associados, como o endividamento excessivo e impactos negativos na saúde mental e financeira. Com planeamento e uso consciente, o crédito ao consumo pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida.

Concluiu ainda, que o crédito ao consumo desempenha um papel fundamental em nossas vidas, proporcionando maior flexibilidade financeira. Contudo, é crucial que os consumidores compreendam os riscos e utilizem esse recurso de forma responsável e consciente.

Para terminar, recomendou que os consumidores estabeleçam um orçamento realista, comparem as opções disponíveis e mantenham um histórico de crédito saudável.

A palestra teve uma boa participação por parte dos técnicos do INE, que fizeram questões e solicitaram esclarecimentos ao palestrante.

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Enconomia

Relacionados