GRUPO PRAIA NA 53º SESSÃO DA COMISSÃO ESTATISTICA DAS NAÇÕES UNIDAS

O Grupo Praia em Estatísticas da Governança, criado em 2015, com o objetivo de “contribuir para o estabelecimento de padrões e métodos internacionais para a compilação de estatísticas sobre as principais dimensões de governança”, encontra-se no seu segundo mantado que vigora entre 2020-25.

Apresentou no passado dia 4 de março, durante a 53ª sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas (CENU), o seu relatório para apreciação e apoio por parte da respetiva Comissão. O relatório relata as principais atividades desenvolvidas pelo Grupo nos últimos dois anos, com destaque para os dois grupos de trabalhos criados no ano passado, a saber: Non discrimination and equality e Particiaption in political and public affaris. Até ao final do ano, estes grupos irão apresentar módulos de inquéritos harmonizadas que os Institutos Nacionais de Estatística (INEs) poderão anexar a inquéritos existentes para a produção de estatísticas sólidas e globalmente comparáveis ​​sobre essas duas dimensões. Os grupos também irão apresentar um guia para os INEs em como poderão potencializar a utilização de dados administrativos.

O referido relatório também explana o plano de trabalho do Grupo até 2025, que também foca no desenvolvimento e fortalecimento de capacidades dos (INEs) para utilizar as novas metodologias como o fito de aumentar a produção de estatísticas de governança. O relatório recebeu vários elogios dos países membros do presentes da sessão, citando alguns, como por exemplo: Qatar, Burundi, México, Rússia, Indonésia, Itália, Malásia, Egito, Colômbia, Palestina, Kuwait, Portugal, Mongólia, Noruega, Finlândia, entre outros. Também recebeu apoio da ONUDC, PNUD e Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas.

Desde a sua criação, o secretariado do Grupo Praia é liderado pelo INE Cabo Verde.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados