- 9 Abril, 2025

O Instituto Nacional de Estatística (INE), a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) e a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) assinaram, no dia 7 de abril, um memorando de entendimento sobre a Gestão Sustentável dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (E-Waste), no âmbito do Projeto Parque Tecnológico – Fase II.
O memorando foi assinado pelo Presidente do INE, João de Pina Cardoso; pela Presidente da ANAS, Eng.ª Marize Gominho; e pelo Coordenador da UGPE, Eng. Nuno Gomes. Durante o ato, os signatários destacaram a importância estratégica desta parceria para enfrentar os desafios relacionados com o aumento dos resíduos eletrónicos, promovendo uma abordagem integrada, sustentável e alinhada com as melhores práticas internacionais, bem como com as diretrizes ambientais e sociais em vigor. No âmbito deste memorando, cabe ao INE a realização de um inquérito junto das famílias.
É importante realçar que o Governo de Cabo Verde negociou com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) a implementação do Projeto Parque Tecnológico de Cabo Verde, alinhado com a estratégia nacional para o setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O projeto visa contribuir para o crescimento inclusivo e para a diversificação económica do país, apoiando a indústria das TIC, capacitando jovens, criando novos empregos no setor e posicionando Cabo Verde como um centro de serviços internacionais e uma porta de entrada para África para grandes empresas globais do setor.
Através da avaliação de riscos e impactos ambientais do projeto, identificou-se o seu potencial para intensificar a produção de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (E-Waste), o que levou à definição de um conjunto de medidas de mitigação com metas previamente estabelecidas, incluídas no Plano de Gestão Ambiental e Social do Projeto.
Estatisticas por Temas Relacionados:
-
Resíduos