- 18 Novembro, 2021
O INE realizou, hoje, 18 de novembro, uma jornada de comemoração do Dia Africano de Estatística, sob o lema é “Modernizar os sistemas estatísticos nacionais para apoiar o desenvolvimento sociocultural em África”, lema este proposto pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA). A sessão de abertura deste evento foi presidida pelo Sr. Presidente do Conselho Nacional de Estatística (CNEST), Dr. Raimundo Lopes e pelo Sr. Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Doutor Osvaldo Borges.
O lema deste ano é consistente com o tema do ano 2021 da União Africana “Artes, cultura e património: alavancas para construir a África que queremos”, e apela ao fortalecimento da produção estatística sobre artes, cultura e património para o desenvolvimento sustentável e construir a África que queremos. Globalmente, as indústrias culturais e criativas (ICC) desempenham um papel fundamental nas economias nacionais por meio de sua contribuição para o Produto Interno Bruto. No entanto, observa-se uma fragilidade na produção e na análise estatística relacionada com o setor das artes e da cultura no continente. Reconhecendo a importância das ICC, no seio da recuperação económica do COVID-19, os sistemas estatísticos nacionais do continente devem transformar-se e modernizar-se para estarem mais bem equipados para fornecer dados e estatísticas, a fim de apoiar o desenvolvimento socioeconómico em África.
Durante a jornada comemorativa foram apresentados vários temas a salientar: Código de Boas Práticas, pelo Dr. Carlos Mendes; Importância do Projeto IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares, pela Dra Teresa Moniz; As Inovações ao Nível das Plataformas da Empresas pelo Engºs Ailson Moreira e Marcos Gonçalves; e Impacto do Aplicativo ERETES na Produção Estatística, pelo Dr. João de Pina Cardoso.
Esses temas suscitaram um grande debate principalmente na enfase dada à modernização de todo o processo de recolha e disseminação de dados estatísticos, pondo tónica na implementação de plataformas digitais na recolha de dados administrativos, minimizando os custos de produção e o tempo de disponibilização de dados estatísticos. No concernente ao Projeto IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares foi apresentado a sua importância e apelou-se ao engajamento dos parceiros, instituições e sociedade civil neste grande projeto que disponibilizará informações relevantes para o cálculo do nível de pobreza no país.
No período da tarde, foi feita a cerimonia de descerramento do Certificado de reconhecimento do Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, pelo seu engajamento, enquanto Presidente do Grupo Praia, na liderança, coordenação e colaboração com diferentes instituições para a promoção de estatísticas de governança.
Este Certificado de Reconhecimento foi-lhe atribuído pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD-DIAL), organização francesa que, entre outras, se ocupa da produção de estatísticas de governança e também integra o Comité de Direção do Grupo-Praia em Estatística da Governança.
Estatisticas por Temas Relacionados:
-
Outros
Relacionados
-
INE ASSINA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM CNDHC
12 Julho, 2024 -
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA (INE) REÚNE COM OS OPEOS
17 Junho, 2024