INE E ICIEG COMEMORAM O DIA DA MULHER AFRICANA

Celebrou-se no dia 31 de julho, o Dia da Mulher Africana. Neste âmbito, o INE e o ICIEG comemoraram esta data, hoje, 01 de agosto, com a apresentação pública da brochura “Mulheres e Homens em Cabo Verde: Fatos e Números 2024” que tem por objetivo dar visibilidade aos fossos de género existentes na sociedade cabo-verdiana, através da disponibilização de dados e informações atualizados sobre as diferentes temáticas, desagregados por sexo.

Desde 1962, o dia 31 de julho é celebrado e reconhecido internacionalmente como sendo o DIA DA MULHER AFRICANA. A data foi proclamada durante a primeira conferência da Organização Pan-Africana das Mulheres, realizada na Tanzânia. A celebração da data demonstra o reconhecimento do importante papel que as mulheres tiveram na luta pela libertação política e no desenvolvimento social e económico do continente africano.

A sessão de abertura deste vento foi presidida por Sua Excelência, o Sr. Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Dr. Fernando Elisio Freire, e contou com as intervenções do Sr.  Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso e da Sra. Presidente do ICIEG, Dra Marisa Carvalho.

A brochura “Mulheres e Homens em Cabo Verde: Fatos e Números 2024” foi apresentada pelo Diretor do Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais do INE, Dr. Adilson Silva. Essa brochura atualiza informações sobre diferentes esferas da sociedade, abrangidas pelas edições anteriores, nomeadamente, população, agregados familiares, saúde, educação, emprego, violência baseada no género, influência e poder, e introduz informações novas referentes à população estrangeira e emigrante, incapacidade, outras formas de trabalho, trabalho infantil, setor informal, pescas e governança, paz e segurança.

É importante salientar que esta brochura foi atualizada, no âmbito do memorando de entendimento entre o ICIEG e o INE, assinado no quadro do projeto Promover a Participação das Mulheres nos Processos Democráticos, finalizado no mês de novembro passado e financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Para além da apresentação dessa brochura, foram feitas mais duas apresentações: uma pela Sra. Presidente da Rede das Mulheres Parlamentares de Cabo Verde, Dra Lucia dos Passos, cujo tema foi “Atuação das Mulheres na Política em África – O Parlamento Africano”; e a segunda pela Sra Coordenadora da Área de Autonomia na Tomada de Decisões do ICIEG, Dra Anilsa Gonçalves, com o tema “Atuação das Mulheres na Política em Cabo Verde desde 1975”.

Após as apresentações, houve um intenso debate sobre as temáticas apresentadas, bem como recomendações para estudos futuros como por exemplo “Sexismo e Violência Politica”.

O discurso de encerramento foi proferido pela Especialista em Estatística de Género da ONU Mulheres, Escritório Regional da África Ocidental e Central, Dra Mischka Seroussi.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e Condições de Vida

Relacionados