- 30 Junho, 2025

O Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou, no dia 30 de junho, a formação dos Agentes de Terreno para o 4.º Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR IV). A formação decorrerá até o dia 19 de julho do corrente ano e tem como objetivo capacitar os agentes de terreno no domínio dos conceitos, definições, metodologia e procedimentos associados a este tipo de operação estatística, bem como nas boas práticas de recolha de dados no terreno.
A sessão de abertura foi presidida pela Diretora Nacional de Saúde, Dra. Ângela Gomes. A cerimónia contou igualmente com intervenções da Exma. Senhora Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Dra. Maria da Luz Lima, e da Exma. Senhora Vogal do Conselho Diretivo do INE, Dra. Annie Sanches.
Na sua intervenção, a Vogal do Conselho Diretivo do INE agradeceu aos parceiros que têm apoiado as instituições envolvidas na realização deste importante inquérito. Destacou a relevância do IDSR IV para o país e a responsabilidade dos agentes de terreno durante a operação estatística, apelando ao comprometimento de todos para o sucesso da iniciativa.
A Presidente do INSP, por sua vez, incentivou os formandos a desempenharem as suas funções junto das famílias com profissionalismo, promovendo a qualidade dos dados recolhidos e respeitando o sigilo e a confidencialidade das informações. Reforçou a importância da colaboração e engajamento dos parceiros na realização desta operação estatística, ressaltando ainda que o INSP está totalmente disponível e empenhado em colaborar com as instituições envolvidas.
Por fim, a Diretora Nacional de Saúde sublinhou que o IDSR IV é uma operação de extrema importância, pois permitirá conhecer a situação real de diversos indicadores sociais, incluindo a sobrevivência infantil, o planeamento familiar e a proteção de crianças e mulheres, entre outros. Enfatizou a necessidade de um trabalho coordenado entre todas as estruturas de saúde e a equipa do Gabinete do IDSR IV, destacando que a comunicação deve ser coesa e eficaz. Finalizou reforçando a responsabilidade dos agentes de terreno neste processo.
É importante realçar que o IDSRIV é uma operação extremamente importante porque permite conhecer a situação real dos indicadores sociais para a sobrevivência das crianças, o planeamento familiar e a proteção das crianças e das mulheres por forma a melhorar o conhecimento dos progressos alcançados por Cabo Verde em relação aos compromissos nacionais e internacionais, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Estatisticas por Temas Relacionados:
-
Outros