INE realiza Atelier de Sensibilização aos Empresários

No âmbito da celebração do Dia Africano de Estatística, 18 de Novembro, o INE realizou, no dia 11 de Novembro um  Atelier de Sensibilização dos Empresários para a Melhoria das Estatísticas Correntes Infra-anuais. A sessão de abertura deste atelier foi co presidida pelas suas Excias o Sr. Presidente do INE, Dr. António Duarte, o Representante da Câmara de Comércio, Industria e Serviço de Sotavento, Dr. José Luis Neves e a Representante da ADEI, Dra. Dunia Lopes.

O objectivo desse atelier, por um lado, foi de sensibilizar os empresários da importância dessas estatísticas para as suas actividades, e por outro lado, a necessidade de enviar atempadamente as informações ao INE para que possa cumprir o seu calendário de difusão das informações, sobretudo ao nível das contas trimestrais.

Durante o atelier o INE apresentou os principais produtos em que o público-alvo são as empresas, e foi debatido a mais-valia de se ter essas informações em tempo oportuno e os constrangimentos encontrados no preenchimento e envio das informações. A ADEI fez uma apresentação sobre “Importância da organização da informação sobre a actividade operacional” com o objectivo de sensibilizar a classe empresarial no fornecimento da informação.

É importante realçar que o INE vem trabalhando no alargamento das estatísticas correntes de carácter infra-anuais nas diversas áreas. Essas estatísticas são fundamentais para a análise da conjuntura económica no país, mas também para as estimativas das contas trimestrais e para a elaboração de indicadores de volume que visam incrementar os deflatores das contas nacionais.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados