INE reúne com a Plataforma das ONG’s sobre o III IDSR

O Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística (INE), constituído pelos Srs. Osvaldo Borges (Presidente), Celso Soares (Vice Presidente) e Gorete de Carvalho (Administradora), reuniu hoje com a Plataforma das ONG’s, Sr. Jacinto Santos (Presidente) e Sra Dirce Varela (Secretária Executiva), com o fito de solicitar a colaboração dessa instituição na campanha de sensibilização da população cabo-verdiana sobre o III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR).

Osvaldo Borges explicou os objetivos do III IDSR mormente o conhecimento da situação real dos indicadores sociais para a sobrevivência das crianças, do planeamento familiar e da proteção das crianças e das mulheres por forma a melhorar o conhecimento dos progressos alcançados por Cabo Verde em relação aos compromissos nacionais e internacionais, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Inicia-se a 15 de fevereiro junto de 6000 mulheres (15-49 anos) e 3000 homens (15-59 anos), nos agregados familiares selecionados, em todo o país, e incorpora também a VBG assim como os testes de VIH/Sida e da anemia. De seguida, abordou a importância da sensibilização da população. Para ele, o III IDSR é uma operação complexa e de extrema importância para o país.

O Presidente das ONG’s em Cabo Verde apresentou o funcionamento da Plataforma e mostrou todo o interesse em apoiar o INE nessa sensibilização, utilizando a rede das ONG’s, as associações comunitárias, etc. Falou da importância das rádios comunitárias em quase todo o país no processo de comunicação e informação da população. Referiu que o INE deverá enviar a sua estratégia da comunicação e, ao mesmo tempo, agendar uma reunião técnica de discussão dessa colaboração. Sugeriu ainda encontros com as ONG’s que trabalham diretamente nessa área. Para este responsável, a Plataforma das ONG’s poderá desempenhar um papel de grande relevância no sucesso dessa operação estatística

DSCF6720 DSCF6739 DSCF6742 DSCF6745



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados