LANÇAMENTO OFICIAL DO CENSO DO DESPORTO

O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística, lançou oficialmente, hoje, 12 de novembro, o Censo do Desporto. A sessão de abertura foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, e contou com as intervenções do Sr. Presidente do IDJ, Frederic Mbassa, Presidente do INE, Osvaldo Borges, Sr. Gestor do Projeto do Banco Mundial, José Moniz.

Todos os intervenientes na sessão de abertura apelaram ao engajamento de todos os público-alvo desse Censo, bem como explanaram sobre a sua importância na definição de políticas públicas para o sector e na elaboração da carta desportiva e contas satélite do desporto.

O Censo do Desporto consiste no levantamento e registo de um conjunto de dados e indicadores estatísticos sobre o desporto nacional, que permite o conhecimento da situação desportiva do país, bem como dos diversos fatores de desenvolvimento desportivo.

Será feito em duas vertentes: a primeira refere-se a recolha de dados junto às famílias através de um inquérito sobre uma amostra de 6.740 agregados familiares onde serão recolhidos dados sobre a prática desportiva, a procura do desporto, perfil dos praticantes de desporto, entre outros.

A segunda vertente refere-se a recolha de dados administrativos junto as organizações desportivas (federações, associações, clubes e escolas de iniciação) e instituições consideradas, por lei, como um subsistema do desporto (Ministério da Educação, Ministério da Defesa Nacional, Ministério do Turismo e as Câmaras Municipais).

Este Censo fornecerá um manancial de informações e indicadores referentes a diversos aspetos como os hábitos desportivos dos indivíduos, a demanda e o consumo do desporto, infraestruturas desportivas existentes no país, organizações desportivas formalmente constituídas, agentes desportivos, entre muitos outros, permitindo melhor informar, compreender, formular, seguir e avaliar políticas e programas sobre o desporto, com base em informações fiáveis.

A recolha de dados junto das famílias e junto das institucionais e organizações desportivas está prevista para janeiro de 2022.

12 2

4



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Cultura Desporto e Lazer
  • Desporto
  • Notícias

Relacionados