O ICIEG, EM PARCERIA COM O INE, REALIZOU UM ATELIER TÉCNICO PARA VALIDAÇÃO TÉCNICA E INTEGRAÇÃO DOS INDICADORES DE GÊNERO NO SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), realizou, no dia 9 de dezembro de 2025, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, um atelier técnico que reuniu equipas do ICIEG, do INE, dos Órgãos Delegados do Instituto Nacional de Estatística (ODINEs) e de outros órgãos produtores de estatísticas. A iniciativa teve como objetivo promover a definição e validação técnica de um conjunto de Indicadores de Género Nacional e a sua integração no sistema estatístico, assegurando a coerência com os marcos internacionais e nacionais de monitorização da igualdade de género, além de analisar, validar e consolidar os indicadores, reforçando a qualidade e a harmonização dos dados nacionais.

A sessão de abertura contou com a presença de Sua Excelência, a Secretária de Estado da Inclusão Social, Dra. Lídia Lima, bem como com intervenções da representante responsável de programas do Escritório da Cooperação Espanhola em Cabo Verde, Dra. Thaïs González, e da Presidente do ICIEG, Dra. Marisa Carvalho. Todas enfatizaram a importância da cooperação interinstitucional para o fortalecimento e avanço das estatísticas de género no país.

Durante o atelier foram debatidas metodologias de recolha e tratamento de dados, identificados desafios na produção estatística, e definidas prioridades para o fortalecimento do Sistema Nacional de Estatísticas de Género. A atividade reforçou a relevância de dados fiáveis e atualizados para apoiar a tomada de decisão, monitorizar desigualdades e orientar políticas públicas mais eficazes. Um dos momentos centrais foi a apresentação “Antecedentes e situação atual do Observatório de Género”, conduzida pela Dra. Maritza Rosabal. Seguidamente, os participantes organizaram-se em grupos de trabalho para refletir sobre temas chave, como a análise técnica dos indicadores, a sua integração no Sistema Estatístico Nacional e a identificação de consensos e desafios técnicos. Estes grupos apresentaram posteriormente os resultados, num ambiente marcado pela interação, troca de experiências e construção conjunta de soluções entre o ICIEG, o INE, os ODINEs e outras instituições estatísticas envolvidas. A síntese dos principais contributos também foi realizada pela Dra. Maritza Rosabal.

O trabalho desenvolvido ao longo do atelier permitiu criar um conjunto de Indicadores de Género, identificar lacunas e necessidades de reforço de capacidades, apresentar indicadores de temas emergentes e obter um roteiro para a integração dos indicadores no Sistema Estatístico Nacional, alinhando-os com normas internacionais, referenciais regionais e globais, bem como com os marcos estratégicos de Cabo Verde, incluindo políticas públicas de igualdade de género e compromissos internacionais assumidos pelo país.

O encerramento do atelier foi presidido pela Vogal do Conselho Diretivo do INE, Dra. Annie Sanches, que destacou o compromisso contínuo das instituições envolvidas em investir na produção e difusão de dados desagregados de género como base para políticas públicas mais inclusivas e eficazes, no intuito de responder aos compromissos nacionais e internacionais assumidos pelo país.

 

 

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados