INQUÉRITO ÀS CONTAS DE SAÚDE

Decorre durante o mês de novembro, o Inquérito às Contas de Saúde realizado pelo Instituto Nacional de Estatística e o Ministério da Saúde, com o apoio da Organização Mundial da Saúde, no âmbito da elaboração das Contas de Saúde (CS) dos anos 2017 e 2018. Este exercício permitirá a determinação das despesas totais de saúde de Cabo Verde, a produção de estatísticas e a análise dos fluxos financeiros entre os diferentes intervenientes do serviço de saúde em Cabo Verde. A recolha terá inicio em outras ilhas e posteriormente na cidade da Praia e Santiago Norte.

 O Sistema de Contas de Saúde (SCS) é uma metodologia internacional, no âmbito das estatísticas de despesa e financiamento do setor da saúde, desenvolvida através de uma parceria entre a OCDE, Eurostat e OMS, visando a produção das Contas de Saúde (CS). As CS permitem uma melhor compreensão do sistema de saúde e do seu desempenho por parte dos decisores políticos e um controlo sistemático, abrangente e consistente dos fluxos financeiros no sistema de saúde de um país, durante um determinado período. As CS incluem toda a informação associada a estes fluxos financeiros e destaca as principais características do financiamento dos cuidados de saúde.

 É importante salientar que os resultados das Contas de Saúde irão servir para a tomada de decisões para uma melhor gestão do serviço de saúde. As estatísticas produzidas serão utilizadas para avaliar a eficiência e a equidade na repartição dos recursos, a sustentabilidade do sistema de financiamento da saúde em vigor, a aplicação de políticas sanitárias e o impacto das reformas empreendidas no setor da saúde.



Relacionados