Anuário Estatístico de Cabo Verde – 2020

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta o Anuário Estatístico de Cabo Verde (AECV) de 2020, correspondente à 6ª edição (pós-independência), constituindo, assim, a sua principal publicação de referência, cujo escopo fundamental é o de disponibilizar a informação estatística sobre vários aspetos da realidade cabo-verdiana, à escala nacional e municipal, a todos quantos se interessem pela matéria em apreço.

O INE, enquanto órgão executivo central de produção e difusão das estatísticas oficiais do Sistema Estatístico Nacional (SEN), Lei n.º 48/IX/2019, de 19 de fevereiro, é a instituição responsável pelo AECV. Não obstante, o AECV-2020 resulta de um trabalho meticuloso, conjunto e articulado que envolve o INE, os demais órgãos produtores de estatísticas oficias e outras instituições públicas.

Esta publicação, que basicamente resume a produção estatística nacional, contém dados e indicadores estatísticos globais e também específicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativos a 2020, uma série estatística dos últimos 5 anos e, em alguns casos, uma desagregação por sexo, grupo etário e ilha/município. Neste sentido, o AECV-2020 fornece, de forma quantitativa, uma visão geral das tendências de desenvolvimento alinhadas com as agendas para o Desenvolvimento Sustentável, permitindo, desta forma, apoiar com maior regularidade os processos de seguimento e avaliação dos objetivos e indicadores definidos nos compromissos nacional (Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, 2017-2021 e Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatístico, 2017-2021), regional (Agenda 2063) e mundial (Agenda 2030).

A referida publicação inclui as melhorias prometidas nos anuários anteriores, sobretudo nos conteúdos e na configuração, de molde a responder cada vez mais e melhor às necessidades dos utilizadores. No âmbito do projeto de Literacia Estatística, o AECV 2020 é presenteado às instituições de ensino e investigação, públicas e privadas. Assim, com esta presente publicação, o INE prossegue a sua missão de produzir e difundir, de forma eficiente, a informação estatística oficial de qualidade sobre a realidade cabo-verdiana e, consequentemente, a esforços não se poupará no sentido de ajudar os governos, os parceiros de desenvolvimento e a sociedade civil a tomarem as melhores decisões possíveis.

O AECV 2020 é divulgado com um ligeiro atraso em relação à data prevista, devido sobretudo à pandemia da COVID-19. Como o âmbito temporal desta publicação é 2016-2020, a mesma inclui informação estatística relativa à crise provocada pela pandemia que se alastrou o mundo e, particularmente Cabo Verde, afetando os mais diversos setores da economia.

anexos

FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
Anuário Estatístico de Cabo Verde – 202013 MB 67


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados