- 18 March, 2019
O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta a 3ª edição (pós-independência) do Anuário Estatístico de Cabo Verde (AECV), desta feita, de 2017, que constitui a sua principal publicação de referência na disponibilização de informação estatística sobre vários assuntos da realidade cabo-verdiana, à escala nacional e municipal.
O INE, enquanto órgão executivo central de produção e difusão das estatísticas oficiais do Sistema Estatístico Nacional, Lei nº 35/VII/2009 de 2 de Março, é o responsável pela edição do AECV. Contudo, a elaboração do AECV-2017 representa um trabalho conjunto que envolve o INE, os demais Órgãos Produtores de Estatísticas Oficias e as outras instituições públicas.
Tal como prometido no AECV 2016, o AECV-2017 fornece uma visão geral das tendências de desenvolvimento alinhadas com as agendas para o Desenvolvimento Sustentável, permitindo, desta forma, apoiar com maior regularidade, os processos de seguimento e avaliação dos objetivos e indicadores definidos nos compromissos nacional (Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, 2017-2021 e Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatístico, 2017-2021), regional (Agenda 2063) e mundial (Agenda 2030). Os indicadores apresentados são maioritariamente produzidos e divulgados no contexto do Sistema Estatístico Nacional. São também apresentados dados do país e outras informações estatísticas consideradas relevantes para a construção de séries estatísticas.
O AECV 2017 é o primeiro Anuário Estatístico de Cabo Verde com a linha de base dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No que tange aos anuários anteriores, foram introduzidas melhorias quer nos conteúdos, quer na configuração, respondendo cada vez mais e melhor às necessidades dos utilizadores. Com esta presente publicação, o INE prossegue, assim, a sua missão de produzir e difundir, de forma eficiente, informação estatística oficial de qualidade sobre a realidade cabo-verdiana.
Esta publicação não teria sido possível sem a colaboração de diversas instituições nacionais e internacionais, pelo que o INE agradece a todos os parceiros nacionais e internacionais pelas suas importantes contribuições. Segue também uma palavra de apreço a todos os profissionais que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a concretização desta publicação. O INE expressa ainda a sua total abertura para acolher críticas e sugestões dos utilizadores do AECV-2017.
Relacionados
-
Inquérito de conjuntura aos Agentes económicos 3º trimestre 2024
21 November, 2024 -
Índice de preços no consumidor nacional outubro 2024
15 November, 2024 -
Estatísticas do comércio externo 3º trimestre 2024
8 November, 2024