APRESENTAÇÃO DE DADOS VIOLÊNCIA BASEADO NO GÉNERO

O INE apresentou hoje, 18 de dezembro, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Ministério da Saúde e ONU Mulheres, os dados relativos à violência doméstica vs. Violência Baseada no Género (VBG), dados esses proveniente do III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (III IDSR) de 2018.

O III IDSR é uma operação extremamente importante de recolha de dados junto da população, realizado pelo INE e Ministério da Saúde, que permite conhecer a situação real dos indicadores sociais, o planeamento familiar e a proteção das crianças e das mulheres por forma a melhorar o conhecimento dos progressos alcançados por Cabo Verde em relação aos compromissos nacionais e internacionais, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Durante este inquérito foram recolhidos dados relativos à violência doméstica vs. Violência Baseada no Género (VBG) que permitirá ao ICIEG finalizar o seu Plano Nacional de Igualdade do Género 5.

Os resultados do III IDSR mostram que, entre 2005 e 2018, houve uma diminuição da proporção de mulheres vítimas de violência física, em cerca de 10 pontos percentuais, passando de 21% em 2005 para 11% em 2018.

O estudo aponta ainda uma maior prevalência de vítimas de violência baseada no género entre as mulheres divorciadas/separadas ou viúvas; mulheres que têm um emprego remunerado e as com um nível de ensino básico.

Quanto ao perfil do agressor trata-se dos ex-marido/parceiro, embora os dados de 2018 indicam uma diminuição em relação a 2005. No capítulo da violência sexual, um item novo introduzido no III IDSR, registamos uma prevalência de 5,8 de mulheres que sofreram este tipo de violência desde aos 15 anos de idade e, 3,4% foram vítimas nos últimos 12 meses.

_1355051 IMG_2748

_1355137 _1355101



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Género

Relacionados