ABERTURA DA FORMAÇÃO DOS AGENTES DE TERRENO PARA O IMC DO 4º TRIMESTRE DE 2024

Teve início hoje, dia 4 de novembro, a formação dos agentes de terreno para o Inquérito Multiobjetivo Contínuo (IMC), referente ao 4º trimestre de 2024. A cerimônia de abertura contou com a presença do Representante Residente do PNUD, UNICEF e UNFPA, Dr. David Matern, e do Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha.
O Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha, na sua mensagem de boas-vindas, fez o enquadramento desta importante operação estatística e pôs tónica nos módulos do IMC do 4º trimestre, especificamente nos módulos novos como Energia, Uso do Tempo e Trabalho não Remunerado. Enfatizou a necessidade da dedicação e empenho dos formandos durante a formação, para que se possa recolher dados com qualidade, e incentivou o engajamento de todos para o secesso desta operação estatística.
O Sr. Representante Residente do PNUD, UNICEF e UNFPA reforçou no seu discurso, a relevância do IMC na disponibilização de um conjunto de indicadores cruciais para o seguimento e avaliação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Congratulou-se com a iniciativa da realização do IMC duas vezes este ano, e reafirmou a continuação da parceria do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF junto do Sistema Estatístico Nacional, promovendo o desenvolvimento inclusivo, baseado em dados estatísticos de qualidade e comparáveis a nível internacional.
Esta formação decorrerá até 15 de novembro do corrente ano e tem por objetivo capacitar os agentes de terreno no domínio dos conceitos, definições, metodologia e procedimentos associados a este tipo de operação estatística e nas boas práticas de recolha de dados no terreno, com vista à produção de dados de qualidade.
Após o término da formação, terá lugar a recolha de dados no terreno em todo o território nacional, de 18 de novembro a 30 de dezembro, junto de uma amostra de 9.918 agregados familiares residentes.
Para esta edição do IMC, além dos módulos regulares de Demografia, Condições de Vida, Mercado de Trabalho e Outras Formas de Trabalho, foram introduzidos novos módulos, como Energia, Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado, ampliando ainda mais o alcance desta importante operação estatística.

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Condições de Vida
  • Mercado de trabalho

Relacionados